Cidades

Justiça afasta policial e agentes penitenciários por tortura no Entorno

Eles também respondem por submeterem alguém sob sua guarda a emprego de violência ou ameaça

postado em 21/01/2016 17:44
A Justiça determinou o afastamento de quatro agentes penitenciários e um policial militar de Santo Antônio do Descoberto (GO), a pedido do Ministério Público de Goiás. Eles são acusados de torturar internos do presídio local. Os agentes Robspierre Rodrigues, Miqueia Nunes Ramos, Albert César Gomes, Raphael de Freitas Gonçalves e o PM Raimundo Borges da Silva foram denunciados no fim de 2015. Eles são acusados de espancar detentos como forma de castigá-los.
De acordo com o MPGO, duas pessoas foram levadas para as celas, após o banho de sol, quando o agente prisional Albert César iniciou uma discussão com eles. Então, Miqueia agiu em defesa do colega. A discussão aconteceu porque um dos detentos teria se recusado a fechar a porta da cela. O preso que se negou a obedecer a ordem foi algemado e levado para o alojamento dos servidores, onde os agentes e o PM desferiram socos na barriga e nas costas, chutes nas pernas e tapas no rosto da vítima.
Para a tortura, foram usados um cassetete, cabo de vassoura e spray de pimenta, e a vítima teve que se ajoelhar sobre a brita. As agressões só terminaram quando os outros presos, em solidariedade, se revoltaram e bateram nas grades das celas. Um dos detentos ameaçou denunciar os agressores, e, por isso, foi retirado da cela por Robspierre e Miqueia com socos no rosto e cacetadas. Mesmo depois de cair no chão, continuou apanhando. Por não terem interferido, Albert e Raphael, e o PM Raimundo são acusados de omissão.

Os agentes Robspierre Rodrigues e Miqueia Nunes foram denunciados duas vezes por tortura. Eles também respondem por submeterem alguém sob sua guarda a emprego de violência ou ameaça. Por isso, podem pegar entre dois e oito anos de reclusão. Também acusados de tortura, os agentes Albert César e Raphael de Freitas e o policial Raimundo Borges foram denunciados uma vez por tortura, cuja pena já foi citada. Além disso, eles respondem por omissão, e, por isso, podem pegar de um a quatro anos de prisão. Em todos os casos, cabe aumento de pena de um sexto até um terço, pelo crime ter sido cometido por servidores públicos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação