Cidades

Com forte chuva, comportas da barragem do Lago Paranoá são abertas

De acordo com a CEB, o procedimento foi necessário para manter o nível do espelho d'água da capital federal

postado em 21/01/2016 21:52

De acordo com a CEB, o procedimento foi necessário para manter o nível do espelho d'água da capital federal

A forte chuva que atingiu o Distrito Federal nesta tarde de quinta-feira (21/1) fez com que as comportas da barragem do Lago Paranoá fossem abertas. De acordo com informações da Companhia Energética de Brasília (CEB), o procedimento foi necessário para manter o nível do espelho d;água da capital federal.

Segundo o diretor da CEB Geração, José Henrique Vilela, a medida foi tomada para que o Lago Paranoá não atingisse o limite máximo estabelecido pela Agência Reguladoras de Águas, Energia e Saneamento do DF (Adasa) que é 1.080m, acima do nível do mar. Com as chuvas desta quinta-feira, o Paranoá atingiu 1.065m. O procedimento foi realizada pela última vez, em janeiro de 2014. "É um procedimento habitual para manter o nível do lago", explicou Vilela.

As comportas foram abertas em 15 cm. De acordo com Vilela, a estrutura somente será fechada após o nível do lago se restabelecer. "É só uma questão de normalizar". O Corpo de Bombeiros foi acionado para monitorar o volume do Córrego Bartolomeu que passa pela Comunidade do Boqueirão.

A Defesa Civil Nacional foi avisada da necessidade da abertura das comportas e deverá repassar as informações para que os ógãos dos outros estados de Minas Gerais e do Goiás monitore o nível de água dos rios onde a barragem dá vazão.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação