Cidades

Balão em forma de baleia na Esplanada abre evento do CCBB

A escultura inflável de Patricia Piccinini poderá ser vista novamente no sábado (21/1)

Sérgio Bazi
postado em 21/01/2016 21:56
Um balão diferente chamou a atenção na Esplanada dos Ministérios na tarde desta quinta-feira (21/1), na altura da Catedral Metropolitana. Apesar das chuvas, a escultura inflável Skywhale conseguiu alçar voo. Trata-se de uma baleia hiper-realista que, na verdade, faz parte da exposição ComCiência, que acabava de ser aberta ao público no Centro Cultural Banco do Brasil e que conta com 48 obras da artista plástica australiana Patricia Piccinini.
A escultura inflável de Patricia Piccinini poderá ser vista novamente no sábado (21/1)
A baleia deveria ter sobrevoado a Esplanada na quarta-feira, mas foi impedida justamente pelo mau tempo. Movido a ar quente, conduzido por um piloto, o balão proporcionou a brasilienses e turistas uma visão diferente do cenário da capital. Isso graças ao cesto de vime embaixo da criatura, no qual muitos puderam subir e contemplar o visual nublado e chuvoso da quinta-feira.

Como as outras obras da exposição, a Skywhale é uma criatura híbrida e imaginária, combinando formas humanas e animais. Essas esculturas podem causar repulsa e admiração. E, não por acaso, a intenção de Patricia Piccinini é estimular reflexões sobre temas que vão da dificuldade de lidar com a diferença à manipulação genética, passando pela diversidade e a tolerância.

A escultura inflável de Patricia Piccinini poderá ser vista novamente no sábado (21/1)
Quem quiser conhecer a baleia-balão terá nova chance no sábado, a partir das 16h, nos jardins do CCBB ;; onde a exposição ficará em cartaz até 4 de abril, de quarta a segunda-feira, das 9h às 21h.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação