Jornal Correio Braziliense

Cidades

Operação apreende 46 aves silvestres e multa criadores na Estrutural

Ação foi feita por meio de denúncias e levantamentos de auditores fiscais. Órgão ambiental aplicou cerca de R$ 40 mil em multas aos criadores



Muitas apresentando sinais de maus-tratos, 46 aves silvestres foram apreendidas, nessa quinta-feira (28/1), durante uma operação do Instituto Brasília Ambiental (Ibram) na Cidade Estrutural. A ação, intitulada "Desestruturar", teve como objetivo coibir o tráfico de animais silvestres e foi feita com base em denúncias e levantamentos de auditores fiscais.

Segundo o Ibram, além das aves, também foram apreendidas sete armadilhas. Foram aplicadas multas no valor total de aproximadamente R$ 40 mil. Uma pessoa foi detida para esclarecimentos na delegacia, com um pássaro silvestre e munição, ambos sem autorização.

As aves foram encontradas em gaiolas extremamente sujas e algumas apresentavam ferimentos. Uma delas estava com vários ferimentos ao redor do bico. Entre os animais havia galos de campina, pássaros da Caatinga, o que, segundo o Ibram, indica o fluxo dessas aves do Nordeste para o Distrito Federal.

Os agentes percorreram endereços de criadores cadastrados pelo órgão ambiental. Em mais de 70% dos locais vistoriados havia algum tipo de irregularidade. De acordo com a gerente de Fiscalização de Fauna do Ibram, Luzia Brasileiro, muitos criadores utilizam a permissão concedida pelo instituto para acobertar crimes contra a fauna.

De acordo com o Ibram, todos os animais apreendidos foram entregues no Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama. Após passarem pela avaliação de um médico veterinário, poderão ser soltos na natureza.