Cidades

Distrito Federal encerra janeiro com chuvas acima da média, diz Inmet

Até às 15h desse domingo (31/1), foram registrados cerca de 400mm de água. A tendência para fevereiro é de que as chuvas continuem, mas em volume bem menor

Jacqueline Saraiva
postado em 01/02/2016 07:51
Tesourinhas ficaram alagadas: mês de chuva intensa

Em um mês marcado por alagamentos em toda a capital federal e no Entorno, o grande volume de chuva ultrapassou 60% do esperado para todo o período. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), janeiro deveria registrar, em média, 247,4 milímetros (mm) de chuva no Distrito Federal. Até às 15h desse domingo (31/1), foram registrados cerca de 400mm.

Em relação ao mesmo período do ano passado, a variação chega a 132%. Em janeiro de 2015, o Inmet calculou apenas 172,4mm de chuva acumulada. A tendência para os meses de fevereiro e março de 2016, de acordo com os meteorologistas, é de que o DF registre uma quantidade significativa de precipitações, mas em valores bem menores do que os registrados em janeiro.



Nesta segunda-feira (1;/2), não há previsão de chuva. O Inmet afirma que devem ocorrer precipitações somente no final da tarde desta terça-feira (2/2) e em algumas regiões apenas. O motivo é uma massa de ar seco muito forte que passa pela região, fazendo com que o calor aumente e a umidade caia. Ao longo da semana, as temperaturas mínimas devem ficar nos 19;C. As máximas vão variar entre 29;C e 30;C. A umidade apresenta bastante queda, ficando entre 65% e 40% nas horas mais quentes do dia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação