Cidades

Trator destrói parcialmente casarão centenário, em Pirenópolis

Escavadeira teria perdido o freio, desviado de carro e parado somente após atingir o imóvel, no centro histórico da cidade goiana

Renato Alves
postado em 17/02/2016 12:59
A escavadeira, de propriedade particular, havia realizado o serviço em uma fazenda e estava a caminho da garagem quando o acidente aconteceu
Um trator destruiu parcialmente um imóvel centenário em Pirenópolis (GO), distante 140km de Brasília. O casarão, ocupado pela Celg, a companhia energética do estado, fica em frente à Igreja Matriz, na área tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O acidente aconteceu na tarde de terça-feira (16/2). O veículo permanece no local devido aos estragos causados, à espera de perícia.

A escavadeira, de propriedade particular, havia realizado o serviço em uma fazenda e estava a caminho da garagem quando o acidente aconteceu. O veículo teria ficado sem freio na descida e tentou desviar de um carro quando perdeu o controle e bateu, segundo policiais da cidade.

Apesar de se tratar de área tombada, não há qualquer restrição para a circulação de trator e caminhão no centro histórico de Pirenópolis. Um engenheiro do Iphan e uma equipe da Celg devem visitar as instalações nesta quarta-feira (17) para avaliar a situação.

Após estudo do caso, um laudo técnico deve determinar os procedimentos necessários. A urgência do Iphan é escorar a estrutura danificada para evitar mais estragos.

Conjunto tombado

Há cerca de 240 imóveis centenários em Pirenópolis, todos preservados, no centro histórico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1988. Outros 250 imóveis também fazem o visitante ter a sensação de voltar no tempo ao andar pelas ruas de pedra do município. Mesmo construídos recentemente, os casarões de fachadas em cor branca, janelões coloridos e grandes portas de madeira têm as mesmas características do ciclo do ouro e dos tempos dos engenhos de cana-de-açúcar.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação