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Comércio do DF espera crescimento de 3,35% nas vendas durante a Páscoa

Apesar do otimismo, os empresários estão bem atentos aos riscos do mercado

postado em 17/02/2016 17:56

A crise financeira do país não foi suficiente para abalar o otimismo dos comerciantes brasilienses. De acordo com uma pesquisa realizada no início do mês pelo Instituto Fecomércio do Distrito Federal, em parceria com o Sebrae, os comerciantes esperam para a Páscoa deste ano um aumento de 3,35% nas vendas em comparação com o mesmo período de 2015. Mesmo acreditando em uma melhora, os empresários ainda estão atentos para os possíveis riscos. Foram entrevistados 166 empresários de 12 segmentos e, a maioria, 39,4%, espera vendas iguais as de 2015, enquanto 32,6% acredita que haverá um aumento significativo.

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O presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana, explica que a expectativa de crescimento das vendas indica a esperança do empresário de sair do vermelho com a primeira data forte para o comércio do ano.;Sendo a primeira data importante para o comércio em 2016, a Páscoa funcionará como um termômetro para os empresários medirem como serão as vendas durante o resto do ano. A expectativa positiva reflete a esperança de melhora na economia e no fluxo de caixa dos seus empreendimentos;, afirma Adelmir.


O presidente ainda diz que, mesmo na crise, as pessoas não vão deixar de presentear os familiares, mas que possivelmente os consumidores devem optar por produtos mais acessíveis. Entre os segmentos otimistas no mercado, o de vestuário é o que espera melhor movimento durante o período, com expectativa de crescimento nas vendas de 13,19%. Já o segmento de floricultura é o mais pessimista, com uma expectativa de redução na comercialização de produtos de -10,67%.


Com a expectativa de crescimento moderado das vendas, apenas 17,9% dos empreendedores declararam que irão ampliar seus estoques. No ano passado, o mesmo indicador foi medido em 30,2%. A maioria dos lojistas, 53,2%, declarou que deve manter o mesmo nível de estoque do ano passado. Entre os empresários entrevistados, 45,9% confirmam que utilizarão estratégias específicas de vendas para a Páscoa. No ano anterior o mesmo indicador foi medido em 55,3%. Em relação a valores, 77,6% dos empresários disseram que manterão o mesmo preço do produto de 2015, não aplicando aumentos, contra 15,6% que afirmaram que vão aumentar os valores.


Consumidor


Entre o consumidores entrevistados, 59% pretendem presentear alguém. No ano anterior, o mesmo indicador foi medido em 65%. A maioria dos entrevistados, 93,6%, independente do gênero, deve comprar chocolates e trufas para comemorar a Páscoa. Outra parcela, correspondente a 9,3%, pretende adquirir cestas de café da manhã e flores como outra alternativa.

A pesquisa ainda aponta que o preço médio do presente pretendido pelo consumidor é de R$ 123. Os motivos que mais chamam a atenção dos consumidores para realizar as compras nesta data comemorativa são: promoções, preços e qualidade dos produtos.

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