Cidades

Pesquisadores festejam registro de imagem de onça parda no Parque Nacional

A ONG No Extinction (Nex) e o grupo de pesquisadores Brasília conseguiram captar o momento a partir de armadilha fotográfica no Parque da Água Mineral

postado em 22/02/2016 10:00
A ONG No Extinction (Nex) e o grupo de pesquisadores Brasília conseguiram captar o momento a partir de armadilha fotográfica no Parque da Água Mineral
Há casos em que o mais importante não fica explícito. No Parque Nacional de Brasília (PNB ; mais conhecido como Água Mineral), por exemplo, a conservação da fauna e da flora do Cerrado é uma das funções primordiais da unidade. No entanto, essa atribuição pode passar despercebida a quem frequenta as piscinas do local. Por isso, a repercussão da foto de uma onça parda, publicada na página oficial do parque, no Facebook, trouxe à tona o fundamental: o Parque Nacional é muito mais do um local para o lazer. São cerca de 42,4 hectares de área preservada, alguns com vegetação intocada. Ali, são desenvolvidas pesquisas científicas, como a que flagrou o felino, no último fim de semana, passeando pelo local.

As imagens foram captadas a partir de uma das quatro armadilhas fotográficas instaladas no parque. Desde agosto, a organização não governamental No Extinction (Nex) e o grupo de pesquisadores Brasília é o bicho mantêm as câmeras para fotografar os animais e, assim, entender como são os hábitos de vida deles na área. A proposta do trabalho conjunto é mapear quais e quantos são os ;outros moradores; do território. Para isso, os pesquisadores percorrem as áreas em busca de vestígios, como pegadas e fezes das onças, para escolher onde vão colocar as câmeras. ;Os felinos têm um caminho pelo qual sempre andam, assim como nós, quando vamos de casa para o trabalho;, explica a coordenadora do projeto de pesquisa, Marina Motta de Carvalho.

[SAIBAMAIS]A espécie catalogada no Parque Nacional também é conhecida como suçuarana. Ela é mais resistente às alterações ambientais e, por isso, passa a ser vista circulando por zonas mais próximas aos locais urbanizados. Tecnicamente, costuma-se dizer que vivem nas bordas dos fragmentos de Cerrado. Elas pesam até 80kg e convivem bem com as outras espécies de onças. Cada ninhada tem de dois a três filhotes, que permanecem juntos da mãe até cerca de um ano e meio. Acredita-se que haja uma boa população de onças pardas no parque, com famílias e indivíduos de idades variadas.

Preciosidade
Apesar de diversos relatos de avistamento de onças por servidores do PNB, desde que foi criado, em 1961, é a primeira vez que elas são registradas cientificamente na unidade. ;É muito significativo esse registro, porque mostra que a área tem alta qualidade ambiental, ou seja, está bem conservada;, afirma Marina. Segundo ela, ter animais como a onça mostra que toda a cadeia alimentar está preservada. ;As onças são o que chamamos de animais de topo de cadeia;, resume.

A ocorrência da onça parda também é festejada pela chefia da unidade de conservação (leia Para saber mais). ;Isso mostra que o Parque Nacional de Brasília atinge os objetivos pelos quais foi criado. Aqui, desenvolvemos pesquisa e conseguimos manter a conservação da fauna e da flora;, afirma a chefe, Juliana Alves. Para ela, é fundamental que frequentadores da Água Mineral e demais habitantes do território reconheçam a importância do PNB. ;Sai daqui, da represa de Santa Maria, a maior parte da água que abastece Brasília. Ela é considerada a água mais pura do Brasil. Também capacitamos 200 professores da rede pública para que eles sejam replicadores da educação ambiental;, diz Juliana. Por isso, a área precisa de bastante atenção. Uma vez que é cercada por rodovias, como a BR-020, é importante que se pense a construção de corredores ecológicos ao norte e ao noroeste do DF. Dessa forma, os animais do parque podem circular sem risco de morrer por outras áreas de conservação em Goiás.

A instalação das armadilhas fotográficas pelo Nex começou em janeiro de 2013, na área rural de Corumbá de Goiás, a 120km de Brasília. No DF, as armadilhas também estão montadas na Estação Ecológica Águas Emendadas. O trabalho é voluntário e pode ser expandido para rastreamento 24h dos animais registrados. Para isso, no entanto, precisa de doações para aquisição de colares GPS.


Para saber mais

Proteção do Poder Público

As unidades de conservação são áreas com recursos naturais relevantes e que devem ser protegidas pelo Poder Público. Para garantir isso, foi criado o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (Snuc), por meio do Decreto n; 4.340/2002. Ela estabelece dois conceitos básicos para preservação: as unidades de proteção integral e as unidades de uso sustentável. As unidades de proteção integral são aquelas em que o objetivo é preservar o meio ambiente o mais intacto possível. Elas também servem como local para desenvolvimento de pesquisa científica.


Acesse

3 facebook.com/parnabrasilia

3 instagram.com/brasiliaeobicho

3 nex.org.br





Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação