postado em 23/02/2016 00:31
Os frequentadores do Setor Comercial Sul, um dos pontos mais violentos da cidade, podem ficar mais tranquilos. Com o objetivo de reforçar a segurança e incentivar o comércio noturno, o Governo do Distrito Federal (GDF) instalou 274 novos postes de iluminação no local.O reforço, parte do projeto Centro Legal, que busca revitalizar o centro de Brasília, custou R$ 732,4 mil aos cofres públicos. Para otimizar os resultados, foram usados postes de 5 a 11 metros -- mais baixos que os antigos, de 16 metros --, e lâmpadas de luz branca, que facilitam a visualização de detalhes, como desníveis no solo.
Segundo o GDF, a instalação começou em setembro do ano passado. As obras, no entanto, foram anunciadas em janeiro, um mês após a Associação Comercial do Distrito Federal (ACDF) ter se reunido com o vice-governador de Brasília, Renato Santana, em busca de soluções para o tráfico de drogas e o comércio ilegal na região.
O SCS, por onde circulam cerca de 200 mil pessoas por dia, se une a localidades como Ceilândia, Cidade Estrutural, Planaltina, Samambaia e Santa Maria na lista de regiões mais violentas do DF, segundo a Secretaria de Segurança Pública do DF.