Amanda Carvalho - Especial para o Correio
postado em 24/02/2016 10:18
[VIDEO1]A aeronave que só não bateu em outra, no Aeroporto Internacional de Brasília, devido a agilidade de um controlador de voo, era da Polícia Federal e seguia para São Paulo para transportar João Santana, marqueteiro do Partido dos Trabalhadores, ao Paraná. O incidente ocorreu na manhã dessa terça-feira (23/2) por volta de 7h30.
Um dos aviões que deveria fazer uma curva para a direita, logo após deixar o solo, virou para a esquerda e invadiu a rota da aeronave da Força Aérea Brasileira. Gravações mostram a conversa entre o controlador e os pilotos, que são orientado a mudar a rota para não colidirem.
Um dos aviões que deveria fazer uma curva para a direita, logo após deixar o solo, virou para a esquerda e invadiu a rota da aeronave da Força Aérea Brasileira. Gravações mostram a conversa entre o controlador e os pilotos, que são orientado a mudar a rota para não colidirem.
Leia a transcrição da conversa:
Controlador: Força Aérea 85.282, trace uma posição de uma hora. Curve imediatamente agora para o rumo norte, senhor, a fim de evitar que essa aeronave; Interrompa a subida agora.
Controlador: Força Aérea 2582 controle Brasília, interrompa a subida agora. Trace uma correção agora de uma hora, mesma altitude, senhor.
Piloto da FAB: Tô visual, mantendo separação aqui. A aeronave iniciou curva à direita, a saída nossa ficou conflitante com esse tráfego, ok? A saída era prevista, a decolagem da 11 esquerda com ligeiramente curva à direta. Não tem, não tem mais como fazer essa saída aqui com essa aeronave decolando.
Controlador: O senhor está correto, Força Aérea 2582. Bravo-Serra e Índia (PR-BSI), a sua decolagem deveria ter iniciado a curva à direita, 4,1 mil pés. Suba agora para o nível 270.
Piloto do PR-BSI: Subindo para o 270 pró-sul.
Controlador: Força Aérea 2582 controle Brasília, interrompa a subida agora. Trace uma correção agora de uma hora, mesma altitude, senhor.
Piloto da FAB: Tô visual, mantendo separação aqui. A aeronave iniciou curva à direita, a saída nossa ficou conflitante com esse tráfego, ok? A saída era prevista, a decolagem da 11 esquerda com ligeiramente curva à direta. Não tem, não tem mais como fazer essa saída aqui com essa aeronave decolando.
Controlador: O senhor está correto, Força Aérea 2582. Bravo-Serra e Índia (PR-BSI), a sua decolagem deveria ter iniciado a curva à direita, 4,1 mil pés. Suba agora para o nível 270.
Piloto do PR-BSI: Subindo para o 270 pró-sul.
Autorização
De acordo com a Força Aéra Brasileira (FAB), desde novembro de 2015 o Aeroporto de Brasília opera com decolagem simultânea, tendo em vista que as pistas são paralelas. No caso em questão, foram autorizadas ambas decolagens. A FAB vai investigar o caso.