Cidades

Após visita à Papuda, MPDFT alega que falta de vigilância favoreceu fugas

A ação aconteceu após o MPDFT abrir um inquérito civil público para investigar as recentes fugas da Penitenciária 1 do DF

postado em 24/02/2016 21:40
Promotores do Núcleo de Controle e Fiscalização do Sistema Prisional do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) visitaram o complexo da Papuda para inspecionar o local. A ação aconteceu após o MPDFT abrir um inquérito civil público para investigar as recentes fugas da Penitenciária 1 do DF (PDF 1), um dos cinco prédios do local. Na visita, os promotores constataram que, fisicamente, é difícil escapar do local.

Leia mais notícias em Cidades

Na opinião do promotor de Justiça Marcelo Teixeira, caso houvesse vigilância adequada a fuga não teria acontecido. A Promotoria de Justiça de Execuções Penais chegou a alertar o GDF sobre os riscos decorrentes da carência de servidores no sistema prisional, da superlotação e da deficiência de atividades de ressocialização.

Em 16 de fevereiro, a Justiça do DF determinou que os agentes penitenciários, atualmente agentes policiais de custódia, retornem para o sistema prisional e desempenhem as funções para as quais fizeram concurso público. Se o GDF não obedecer, pagará multa diária de R$ 1 mil por agente que não retornar ao cargo.

Com informações do MPDFT.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação