Ailim Cabral, Maria Eduarda Cardim - Especial para o Correio
postado em 29/02/2016 07:33
Um dos 10 homens que fugiram do Complexo Penitenciário da Papuda há uma semana morreu após uma troca de tiros com policiais, na madrugada desse domingo (28/2), em Brazlândia. Levino Pereira de Brito, 37 anos, estava em um carro roubado e reagiu à abordagem de uma equipe da Polícia Militar, por volta das 2h, durante um patrulhamento na Quadra 34 da cidade. Três criminosos, de um total de 10, continuam foragidos.[SAIBAMAIS]Os militares do batalhão de Brazlândia avistaram um carro roubado na tarde anterior, modelo Chevrolet Vectra, na cor prata, e deram ordem de parada. Levino não obedeceu ao comando e fugiu em alta velocidade. Em meio à perseguição, ele perdeu o controle do carro e parou em cima da calçada, em frente à Igreja Avivamento Mundial, na Quadra 38 da Vila São José.
De acordo com os militares, eles deram outro comando para o homem se render, mas Levino abandonou o veículo pela porta de passageiro e continuou a fuga a pé. Os policiais seguiram o criminoso, que sacou uma arma e efetuou dois disparos. Os PMs revidaram e Levino foi baleado na perna esquerda. O projétil acertou a veia femural, vital para o ser humano. Os policiais militares ainda acionaram o Corpo de Bombeiros. Mas, ao chegarem ao local, após cerca de 10 minutos, os socorristas encontraram o homem sem vida.
Os policiais só descobriram que o suspeito era um dos foragidos da Papuda após ele ser baleado. Ao se aproximarem para apreender a arma e verificar os ferimentos do criminoso, os militares checaram os documentos e constataram se tratar de um dos fugitivos.
O carro roubado tinha placa adulterada. O suspeito usou fita isolante para transformar a letra P em um R. O dono do veículo, um policial militar do estado de Goiás, reconheceu Levino como um dos dois autores do roubo ocorrido no sábado, às 15h, na Vendinha (GO), Entorno do Distrito Federal. Além do carro, foram apreendidas uma arma calibre 22 com sete munições, sendo duas deflagradas e mais nove no bolso do foragido.
Ficha extensa
Levino fugiu da Papuda há uma semana, com outros noves presos, na maior fuga da história do sistema penitenciário do DF. Destes, seis foram capturados e três seguem foragidos. Os criminosos estavam na Penitenciária do Distrito Federal 1 (PDF 1), conhecida como Cascavel, onde ficam os presos considerados de maior periculosidade, condenados pela Justiça. O local recebe detentos que cumprem pena de 20 a 30 anos. Levino estava preso desde 2012, cumpria pena por roubo, associação criminosa, homicídio. Somadas, as penas renderam 93 anos de prisão.
Quem segue foragido
Dez internos fugiram da Papuda na manhã de 21 de fevereiro. Seis presos foram recapturados no dia seguinte à fuga. De acordo com a Subsecretaria do Sistema Penitenciário (Sesipe) da Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal, os fugitivos foram localizados nas proximidades do Lago Sul, bairro nobre da capital. Veja as imagens dos foragidos:
Gerson Inácio Ferreira
Idade: 31 anos
Condenações: homicídio e ocultação de cadáver
Pena: 29 anos
Preso desde: 2012
Marcos Antônio Moreira dos Santos
Idade: 32 anos
Condenações: roubo e receptação de veículos roubados
Pena: 93 anos
Preso desde: 2003
Michael da Mata Silva
Idade: 25 anos
Condenações: homicídio qualificado e roubo com uso de arma
Pena: 63 anos
Preso desde: 2009
Denuncie
Qualquer informação sobre os foragidos podem ser passadas para os seguintes telefones:
; 3349-1345 (Diretoria Penitenciária de Operações Especiais) 197 (Polícia Civil)
; 8626-1197 (WhatsApp do PCDF)
; 190 (Polícia Militar)
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes.