Jornal Correio Braziliense

Cidades

Veterinários resgatam tucano em jardim do Park Way, com fratura no bico

O bicho passou por exames a fim de verificar a possibilidade do uso de prótese. A ave saiu de um criadouro em Goiás e foi vendida em uma loja de Brasília



Graças a uma anilhada presa ao tucano, Gabriella e os amigos conseguiram as primeiras pistas de onde a ave pode ter saído. No pequeno anel de metal, o grupo identificou que a ave saiu de um criadouro em Goiás e foi vendida em uma loja de Brasília. ;Falamos com a dona do comércio e passamos as informações marcadas no acessório. Se ela achar a nota fiscal dessa venda, ficará mais fácil de encontrar quem comprou a ave. A gente só teme que a pessoa não a queira de volta;, assinala.

A bióloga Nadia Romera, do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), explica que, se confirmados maus-tratos, o responsável pode ser enquadrado no artigo 29 do Decreto 6514/08. O dispositivo prevê pena de R$ 500 a R$ 3 mil. ;A fuga em si não resulta em nenhum tipo de penalidade ao dono do animal. Mas, se comprovada negligência, ele poderá ser responsabilizado por isso;, diz a especialista.