Cidades

Governo concede visto permanente para 330 ganeses no Distrito Federal

Com isso, eles poderão emitir uma Cédula de Identidade Estrangeira (CIE) e a Carteira de Trabalho

postado em 02/03/2016 16:10
Parte da comunidade ganesa do DF vive em Samambaia. Alguns dividem a residência com mais de 10 pessoas
Um grupo de ganeses que moram no Distrito Federal tem 75 dias para requerer residência permanente no Brasil. São 330 estrangeiros que migraram de Gana e possuíam protocolo provisório de refúgio no país ganharam o benefício. Com isso, eles poderão emitir uma Cédula de Identidade Estrangeira (CIE), documento que reconhece oficialmente a permanência deles aqui. O prazo de 90 dias começou a contar a partir de 17 de fevereiro.

Leia mais notícias em Cidades

Primeiro os 330 ganeses precisam apresentar uma série de documentos na Polícia Federal para obter o Registro de Estrangeiro. Depois disso, eles poderão, inclusive, emitir Carteira de Trabalho. O benefício concedido pelo Governo Federal foi publicado no Diário Oficial da União de 16 de fevereiro pelo Conselho Nacional de Imigração (CNIg). Coube ao Ministério da Justiça publicar o nome dos ganeses beneficiados.

O presidente do CNIg, Paulo Sérgio de Almeida, contou que o grupos de imigrantes procuraram o conselho para pedir a regularização no Brasil. ;Eles estão no Brasil trabalhando integrados em nosso País, mas com receio de cair em situação de irregularidade migratória e, com isso, perder o acesso ao mercado de trabalho e a uma situação de vida regular;, explicou.

Procedimento necessário

Os ganeses beneficiados devem apresentar à Polícia Federal:
- Certidão Consular emitida pela embaixada de Gana;
- Passaporte;
- Duas fotos 3 x 4 coloridas;
- Protocolo de solicitante de refúgio;
- Cópia do Diário Oficial da União do dia 17 de fevereiro na página onde consta o nome do interessado.
- Preencher e imprimir o formulário disponível no site da Polícia Federal (https://servicos.dpf.gov.br/sincreWeb/);
- Preencher a Guia de Recolhimento da União (GRU), disponível no site (http://www.pf.gov.br/servicos/gru/imigracao-estrangeiros);
- Pagar as taxas do Registro do Estrangeiro (R$ 106,45) e da Carteira de Identidade de Estrangeiro (R$ 204,77) e apresentar os comprovantes.
- O atendimento na Polícia Federal precisa ser agendado previamente pela internet no endereço (https://servicos.dpf.gov.br/sincreWeb/pesquisaAgendamento.jsp).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação