Na análise de Cláudio Tieghi, diretor de Inteligência de Mercado, Relacionamento e Sustentabilidade da ABF, as franquias têm dois pilares que ajudam a explicar o desgaste menor. Um deles é o fato de o negócio ser em rede. ;Isso faz com que o franqueador e o franqueado tenham uma percepção clara e rápida do mercado que muda.; Ele acrescenta que o processo de expansão desse setor, em especial para as pequenas e médias cidades brasileiras, também contribuiu para o crescimento do franchising.
LucroEm todo o DF, há 3,4 mil unidades franqueadas e 59 redes próprias. As lojas localizadas na capital do país mostram-se extremamente lucrativas, tanto que, mesmo com número de estabelecimentos menor do que em Goiás ; que tem 3,8 mil ;, tiveram faturamento 28 vezes maior do que as empresas do estado vizinho. ;O DF tem uma oferta maior de franqueadores locais do que os estados do Centro-Oeste. Essas redes locais tendem a crescer em espiral, procurando, primeiro, franqueados mais próximos. Isso ajuda a explicar a expansão;, afirma Nadia Nogueira, consultora de franquias do Sebrae do Distrito Federal.
A matéria completa está disponível
aqui, para assinantes. Para assinar, clique
aqui.