Cidades

Fortes chuvas: CEB abre duas das comportas da Barragem do Lago Paranoá

Em 2015 em nenhum momento as comportas foram abertas; o cenário em Brasília era de seca e baixa oferta de água

Amanda Carvalho - Especial para o Correio
postado em 09/03/2016 11:03
Funcionários da Companhia Energética de Brasília (CEB) abriuram no início da tarde desta quarta-feira, 15 cm de duas das comportas
Devido às fortes chuvas que atingiram o Distrito Federal nos últimos dias, e o consequente aumento do volume de água na Barragem do Lago Paranoá, a Companhia Energética de Brasília (CEB) abriu no início da tarde desta quarta-feira (9/3) 15 cm de duas das comportas. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, a terceira comporta será aberta, caso haja necessidade. Do dia 1; até essa terça-feira (9/3) já choveu no DF 46% do esperado para o mês.

De acordo com o coordenador de Operações da Defesa Civil, Sinfrônio Lopes, a população que mora perto da barragem foi avisada e ninguém corre risco na região: ;Antes desse procedimento, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros fazem uma vistoria aérea e por terra, em que alertam todas as famílias que moram próximo ao Lago Paranoá. Depois os militares voltam às comportas para que uma sirene toque e avise o momento em que a água é liberada.; Ainda segundo Lopes existe a possibilidade, ainda hoje, da abertura de mais 15 cm em cada uma das comportas que já estão abertas.

A última vez que elas foram abertas foi em 22 de janeiro. À época, a abertura foi de 40 centímetros. O diretor da CEB Geração, José Henrique Vilela, disse que essa medida é tomada para que o Lago Paranoá não atinja o limite máximo estabelecido pela Agência Reguladoras de Águas, Energia e Saneamento do DF (Adasa), que é 1,08 metro acima do nível do mar.

Durante o temporal desta terça-feira (8), a Defesa Civil registrou alagamentos e enxurradas nas regiões da Asa Norte, Asa Sul, Gama, Guará 2, Setor de Indústrias e Abastecimento (SIA) e Park Way.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) choveu somente ontem no Distrito Federal 53,6 milímetros. O esperado para este mês é que chova 180 milímetros. Já choveu até ontem, 46% do esperado para o mês, e não passamos da primeira quinzena.
A última vez que elas foram abertas foi no dia 22 de janeiro, que totalizou na época 40 centímetros
Em nenhum momento de 2015 as comportas foram abertas. No ano passado, o cenário em Brasília era de seca e baixa oferta de água. Em janeiro de 2015, em outro ponto do DF, a Barragem do Rio Descoberto, responsável pelo abastecimento de 66% da população da capital, estava 2,4 metros abaixo do normal para o período. Outro sistema, o Santa Maria/Torto, chegou a ficar com defasagem de 1,7 metro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação