A chuva da última terça-feira atingiu 30% do esperado para março no Distrito Federal, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O índice corresponde a 53,6 milímetros dos 180mm previstos para o mês. Até o dia do temporal, o nível de precipitação chegava a 16% ; total de 46%. Devido ao alto volume de água, a Companhia Energética de Brasília (CEB) abriu, no início da tarde de ontem, duas das três comportas da Barragem do Paranoá. Os técnicos levantaram 15 centímetros de cada estrutura. É a segunda vez que a medida é tomada neste ano.
A previsão para esta quinta-feira (10/3), segundo o Inmet é de céu nublado a encoberto com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. A temperatura máxima para o dia e até o fim de semana será de 26;C e a mínima, ficará em 19;C. A umidade relativa do ar irá variar de 95% a 65%.
A CEB alega que isso acontece para que o espelho d;água não atinja o limite máximo estabelecido pela Agência Reguladoras de Águas, Energia e Saneamento do DF (Adasa), que é de 1,08m acima do nível do mar. A última vez que as comportas foram abertas foi em 22 de janeiro, chegando a 40cm. Segundo a Defesa Civil, quem mora próximo à região da barragem não corre riscos, pois, antes do procedimento, são realizadas vistorias aéreas e por terra.
Em relação às chuvas, o meteorologista do Inmet Hamilton Carvalho disse que devem se estender até domingo. ;Estamos no período chuvoso, é normal. Só não é comum chover nessa quantidade (de terça-feira), mas não temos como mapear as regiões em que pode ocorrer maior volume;, explica.
Alerta
O coordenador de Operações da Defesa Civil, major Sinfrônio Lopes, relata que, apesar da chuva, toda a equipe tem trabalhado dentro da normalidade. Mesmo assim, pede que a população fique atenta. ;É importante ter cuidado com as áreas propícias a alagamentos. E mais: é preciso que a sociedade não jogue lixo na rua, senão, o bueiro entope e alaga mesmo;, alerta. Durante o temporal de terça-feira, a Defesa Civil registrou alagamentos e enxurradas nas regiões da Asa Norte, Asa Sul, do Gama, Guará 2, SIA e Park Way.
Seca
Em nenhum momento de 2015 as estruturas da Barragem do Paranoá precisaram ser abertas. No ano passado, predominaram a seca e a baixa oferta de água na capital federal. Em janeiro de 2015, em outro ponto do DF, a Barragem do Rio Descoberto, responsável pelo abastecimento de 66% da população da capital, ficou 2,4 metros abaixo do normal para o período. Além disso, a Barragem de Santa Maria/Torto chegou a ficar com defasagem de 1,7m.