Pelo menos quatro cidades do Distrito Federal, além de 11 estados do Brasil, registraram panelaços em protesto contra a presidente Dilma Rousseff e o agora ministro chefe da Casa Civil, Luiz Inácio Lula da Silva. As manifestações aconteceram na noite desta quarta-feira (16/3), em Águas Claras, Asa Sul, Asa Norte e Sudoeste.
[VIDEO1]
O ato acontece após a divulgação de um áudio em que a presidente Dilma negocia com Lula o envio do termo de nomeação para que ele assine e se livre de um eventual mandado de prisão. A gravação revela que a nomeação do ex-presidente para o comando da Casa Civil pode ter sido uma manobra para que ele ganhasse foro privilegiado e a investigação contra ele na Operação Lava-Jato passasse para o Supremo Tribunal Federal.
Na Esplanada, um protesto contra a nomeação de Lula reúne cerca de 2,5 mil pessoas ; segundo os organizadores ; em frente ao Palácio do Planalto.
Pelo país
Também foram registrados panelaços em outras cidades do país. Em Belo Horizonte, muitos moradores saíram às sacadas dos prédios no bairro Anchieta para bater panelas em protesto à nomeação de Lula como ministro.
Já em Recife, há informações de panelaço em bairros como Rosarinho, Jaqueira, Aflitos, Boa Viagem, Setúbal, nas zonas norte e sul da capital pernambucana.
Há registros ainda de panelaços em Salvador, Goiânia e Rio de Janeiro.
[VIDEO2]
[VIDEO3]
[VIDEO4]