Cidades

Jovem é condenado a 23 anos de prisão por matar namorada em Samambaia

O crime aconteceu em 3 de dezembro de 2014. Valnei Santos Matos não soube aceitar o fim do relacionamento, que durou três anos e passou a persegui-la

postado em 16/03/2016 21:30
O Tribunal do Júri de Samambaia condenou Valnei Santos Matos a 23 anos e 6 meses de reclusão pelo homicídio triplamente qualificado de sua ex-namorada. A decisão foi proferida nesta terça-feira (15/3). O crime aconteceu em 3 de dezembro de 2014. Ele não soube aceitar o fim do relacionamento, que durou três anos e passou a persegui-la. O réu esperou a vítima na saída da escola, na Quadra 619 de Samambaia, e desferiu 21 golpes de faca contra ela, em via pública.

Leia mais notícias em Cidades.

Vanda Brigida Pereira, 19 anos, chegou a ser levada para o Hospital Regional de Samambaia, mas não resistiu aos ferimentos e morreu minutos depois de dar entrada na unidade. O acusado foi preso em flagrante, no Riacho Fundo, pouco tempo após cometer o crime. Ele aguardou o julgamento preso. Apesar do contexto de violência doméstica, o crime não pôde ser incluído como feminicídio por ter acontecido anteriormente à criação da lei, sancionada em março de 2015.

O Conselho de Sentença acolheu integralmente a sustentação do MPDFT. O crime teria sido praticado por motivo torpe, em razão de sentimento de posse nutrido pelo réu, com emprego de meio cruel, configurado pela quantidade de facadas desferidas e o intenso sofrimento causado à vítima e, por fim, o acusado teria dificultado a defesa da mulher, que foi golpeada no momento em que discutiam, de maneira que não esperava ser atacada e não conseguiu se defender.

Com informações do MPDFT.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação