Cidades

Voluntários levam alegria e bicicletas a crianças da Estrutural

Graças ao programa de uma ONG, 29 bicicletas são doadas a uma creche que atende a 127 crianças. Elas poderão ser usadas pela garotada na instituição

Otávio Augusto
postado em 19/03/2016 07:00
Yarlei, ao centro, era um dos mais empolgados com a chegada dos novos brinquedos: voluntários recebem as bikes e as reformam para doação

Não é preciso muito espaço, tampouco, tantos brinquedos para fazer a alegria de uma criança. Yarley dos Santos Silva, 5 anos, não conseguia dar as primeiras pedaladas sem o auxílio das rodinhas quando 29 bicicletas chegaram à creche São José Operário, na Estrutural, a 15km do Plano Piloto. O menino se desequilibrou, caiu, perdeu o controle e chamou as ;tias;. Resiliente, prosseguiu com as pernadas. O esforço não era teimosia. O garoto não tem bicicleta em casa, assim como a maioria das 127 crianças, entre 3 e 6 anos, assistidas pela creche. Desde ontem, porém, o período de recreação ganhou novo protagonista. A organização não governamental (ONG) Rodas da Paz doou as bikes para a instituição.

Vencer o medo da queda não é fácil. Para estimular, Luís Gustavo Suffert, 46, coordenador do Grupo de Escoteiros Moraes Antas (Gema), parceiro do projeto, propôs uma corrida de tartaruga. Ganharia quem chegasse por último. ;Tem que pedalar bem lentamente, não pode colocar o pé no chão;, brincava o líder.

[SAIBAMAIS]A história das crianças presenteadas ontem esbarra no abandono e nas poucas condições das famílias. A vulnerabilidade social as levou para a creche. ;Os pais trabalham no Lixão e muitos deles acompanhavam o serviço. Quando isso não ocorria, ficavam nos barracos com outras crianças;, detalha Poliana Gomes Silva, coordenadora pedagógica da creche. Há nove anos, a instituição recebe meninos e meninas com esse perfil.

Leia mais em Cidades

Ao todo, mais de 4 mil bicicletas passaram por reforma e ganharam novos donos em mais de uma década de projeto. ;Começou com um grupo de pedal e poucas bicicletas. Hoje, preferimos doar para instituições por serem mais fáceis a gestão e o uso. É importante mudar a realidade de uma comunidade;, ressalta Raphael Barros, coordenador da Rodas da Paz. No ano passado, 120 bikes foram recuperadas e doadas. Este ano, a ONG distribuiu 60 unidades. A iniciativa recupera os itens com o apoio da Embaixada da Austrália.

A ideia de doar as bikes à Creche São José Operário chegou à instituição por meio da jornalista Aryana Aragão, 34. Ela realizou uma ação no local. ;Conheci o projeto nas redes sociais. Pedi ao Raphael para acrescentar o nome da creche na lista. Eles vivem de doações, festas beneficentes e bazares. São crianças carentes que precisam da nossa ajuda;, avalia.
Yarley, com ajuda de uma monitora, aprendeu a pedalar. No fim da recreação, o menino percorria o pátio da instituição com desenvoltura. Fez cara feia quando teve de descer da bicicleta. ;Poxa, ;tia;, agora que eu sei a senhora não vai deixar?;, questionou. Mas ele não precisa se preocupar, segunda-feira a brincadeira continua.

Onde doar?

Asa Norte
Grupo Escoteiro Moraes Antas
SGAN 916 Norte ; Área Especial

Taguatinga
Taguacilco
QSA 9 Loja 1

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação