Cidades

Rollemberg aumenta a base aliada e Buriti ganha fôlego na Câmara

O governador agora tem uma base aliada maior na Casa com o fim do prazo para as mudanças partidárias, o que será fundamental com o início da CPI da Saúde e a necessidade de aprovação de projetos prioritários, como na área urbanística

Helena Mader
postado em 19/03/2016 07:02
Depois de um 2015 de atritos com a Câmara Legislativa, o governador Rodrigo Rollemberg conquistou aliados na Casa e expandiu a base de apoio. O prazo para mudanças partidárias terminou ontem, e o PSB, partido de Rollemberg, ganhou dois filiados. Com isso, a legenda passa a ser a maior da Casa, ao lado do PT, com três representantes. O PSD, do vice, Renato Santana, obteve o reforço de um filiado, o que representa um alento para o Palácio do Buriti. A ampliação da base ocorre em um momento importante para o GDF, já que a Casa está prestes a instalar uma CPI da Saúde, que vai abranger todo o governo Agnelo Queiroz, mas também o primeiro ano de gestão de Rollemberg. A ordem entre os governistas é agir para barrar a comissão. Rollemberg também vai precisar dos aliados nos debates de importantes projetos na área urbanística, como o Código de Obras, o Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília e a Lei de Uso e Ocupação do Solo.

Com as mudanças partidárias encerradas ontem, a Câmara Legislativa ganha uma nova configuração. Ao todo, 10 dos 24 parlamentares trocaram de legenda desde que tomaram posse nesta legislatura. Só nos últimos 30 dias, seis distritais se filiaram a um partido diferente daquele pelo qual foram eleitos. A partir da semana que vem, os deputados vão debater a possibilidade de mudanças na estrutura das comissões. Mas a tendência é que a composição dos colegiados permaneça inalterada até ano que vem, quando será eleita a nova mesa diretora.

Leia mais em Cidades

Em 2014, nenhum candidato do PSB conseguiu se eleger para a Câmara. Mas, no ano passado, com a nomeação de Joe Valle (PDT) para o secretariado, o suplente, Roosevelt Villela (PSB), tomou posse. Agora, Luzia de Paula, que estava na Rede, e Juarezão, eleito pelo PRTB, desembarcaram no partido do governador.

[SAIBAMAIS]O líder do governo na Câmara, Júlio César (PRB), comemora as adesões. ;Isso é de suma importância para nós, é a certeza inequívoca de que eles estarão conosco em todas as votações. Confesso que fiquei muito satisfeito;, afirma Júlio César. ;Além dos novos deputados do PSB, a filiação do Cristiano Araújo ao PSD também é um motivo de comemoração. Consigo vislumbrar dias melhores para o governo na Câmara;, acrescenta o líder. Cristiano deixou o PTB, que formava um bloco oposicionista ao lado do PMDB. O deputado Juarezão, recém-filiado ao PSB, diz que vai apoiar o governo, mas sem deixar de fazer cobranças. ;É claro que a situação do governador melhora, mas deixei claro para ele várias vezes que não vou deixar de cobrar o que for necessário;, afirma o parlamentar.

Principal voz da oposição na Câmara Legislativa, Chico Vigilante (PT) diz que as trocas partidárias não alteram a disposição de forças dentro da Casa. ;Esse pessoal que mudou de partido já apoiava o governo. Isso só vai aumentar a pressão por cargos e barganhas;, critica o petista. ;Acho que o governo vai continuar enfrentando dificuldades, especialmente se quiser aprovar projetos como o que autoriza organizações sociais na saúde e na educação.;


Prioridades do governo

; Regulamentação do Uber (já foi enviado)
; Código de Obras (será enviado no primeiro semestre)
; Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (será enviado no segundo semestre)
; Lei de Uso e Ocupação do Solo (será enviado no segundo semestre)
; Gestão da saúde por organizações sociais (assunto ainda em debate dentro do governo, sem previsão de envio da proposta)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação