Cidades

Ibram apreende jiboia enviada por correio do Rio de Janeiro para o Gama

O animal foi encaminhada ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama, onde passará por observações e terá seu destino avaliado

postado em 30/03/2016 19:38

O animal estava em uma caixa plástica e foi identificado por funcionários ao passar pelo raio-x

Na manhã desta quarta-feira, uma jiboia de comprimento aproximado entre 30cm e 50 cm chegou a Brasília na agência central dos Correios, no Setor de Indústrias e Abastecimento. O animal estava em uma caixa plástica e foi identificado por funcionários ao passar pelo raio-x. A encomenda havia sido enviada do Rio de Janeiro para ao Gama. O Instituto Brasília Ambiental (IBRAM) foi acionado para resgatar o réptil.

Leia mais notícias em Cidades.

Aparentando maus-tratos, a cobra foi encaminhada ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Ibama, onde passará por observações e terá seu destino avaliado. A ação fez parte da Operação Mala Direta, e tem como objetivo coibir o tráfico interestadual de animais silvestres envolvendo o Distrito Federal. A equipe se deslocou para o endereço de destino do pacote, mas não encontrou outros animais em situação irregular.

Segundo nota divulgada pelo IBRAM, ;Além de transportar animais vivos pelos correios ser proibido e existir a possibilidade de ser considerado como maus-tratos, agrava o fato a jiboia ser animal silvestre e contar no anexo da lista da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécimes da Fauna e da Flora Ameaçadas de Extinção;, de acordo com o gerente de fiscalização Marcos Ozeki. O infrator do DF poderá ser autuado em R$5.00,00.

Há apenas sete dias a agência dos Correios recebeu outra encomenda semelhante. Um lagarto da espécie gecko leopardo foi encontrado por funcionário nas mesmas condições. O animal faria o caminho inverso, sairia de Brasília com destino o Rio de Janeiro. A fiscalização do IBRAM procurou o contato remetente, mas se deparou com um endereço falso. Não houve autuação.Também são investigados outros dois casos, de duas iguanas e um caramujo.

Com informações de Agatha Gonzaga.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação