Cidades

Exposição de fotografias retrata dia a dia de mulheres na PM do DF

As fotos são em operações de rua e em funções administrativas

postado em 02/04/2016 08:00

As fotos são em operações de rua e em funções administrativas

Dois fotógrafos foram convidados pela Polícia Militar do Distrito Federal para retratar o cotidiano do grupo feminino da corporação. O resultado são as 22 imagens expostas na mostra Mulheres guerreiras que vieram para somar. Os autores são Salveci dos Santos e Thiago Cruz. Os registros foram feitos com as profissionais que estavam disponíveis, em diferentes pontos do DF.

Pequenos murais brancos foram colocados na parte central da área de desembarque do Terminal Rodoviário Interestadual, onde ficarão expostos até 15 de abril. As fotos, em preto e branco, focalizam mulheres fazendo o trabalho como policiais, tanto em ação nas ruas e quartéis quanto nas tarefas administrativas. ;A nossa primeira exposição também passou por aqui. Para nós, esse é o local ideal por conta do fluxo de pessoas. Nossa obra pode atingir brasilienses e visitantes, que passam por aqui todos os dias;, afirma Thiago Cruz.

Essa é a segunda mostra da dupla. A primeira, Mulher, por que chora?, foi realizada em homenagem ao Dia Internacional da Mulher do ano passado, e tinha como objetivo denunciar a violência contra o gênero feminino.

A nova exposição, segundo Thiago Cruz, também é um tributo às mulheres, mas não houve tempo de apresentar o trabalho a partir de 8 de março. ;Esse nosso trabalho reforça que a imagem da mulher como o sexo frágil é ultrapassada. Elas realizam trabalhos tão complexos como qualquer homem, de forma ética. Queremos mostrar a realidade das mulheres;, afirma.

Os fotógrafos já planejam novo trabalho em conjunto.;Queremos trazer de volta o tema da violência contra a mulher. Desta vez, a ideia é uma espécie de documentário em fotos. Para isso, vamos viajar por várias cidades brasileiras para mostrar a realidade do país do ponto de vista da mulher.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação