Cidades

Traficante é preso pela polícia com 140kg de maconha na Asa Sul

Outro homem de 31 anos, apontado como comparsa do acusado, está foragido e é procurado pela polícia

Nathália Cardim
postado em 04/04/2016 08:20
Os policiais apreenderam pelo menos 140kg de maconha e óleo extraído da erva que estavam armazenados em sacos, malas e tonéis dentro do veículo
Um homem de 39 anos foi preso em flagrante na Asa Sul pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), suspeito por tráfico de drogas. De acordo com a corporação, ele foi abordado em um carro GM Montana no estacionamento de um bloco residencial da 308 Sul, no momento em que se preparava para sair do local com pelo menos 140kg de maconha. Ainda segundo informações da polícia, em um apartamento da quadra funcionava uma fábrica de óleo da erva.

Com o suspeito, identificado como Rodrigo dos Santos Nunes, policiais da Seção de Repressão às Drogas (SRD) da 1; Delegacia de Polícia (Asa Sul), apreenderam o entorpecente que estava armazenado em sacos, malas e tonéis dentro do veículo, além de uma balança de precisão e material para o preparo e refino da droga.

Ainda segundo a investigação, um outro homem de 31 anos, acusado como o chefe do esquema, conseguiu fugir do local. A casa onde o laboratório estava montado pertence à avó de 88 anos do segundo envolvido, que segue foragido. De acordo com o titular da 1; DP, Luiz Alexandre Gratão Fernandes, a dona da casa não desconfiava do esquema. ;Ela é uma senhora cadeirante. Não desconfiava da prática do neto. Ele era quem produzia todo o óleo. O quarto que ele usava para fabricar a droga tinha isolamento acústico para que ninguém pudesse ouvir o barulho no local;, explicou.

A prisão de Rodrigo ocorreu após um mês de investigação. Na manhã de sexta-feira(1;/4), por meio de uma denúncia anônima feita ao 197 da PCDF, os agentes conseguiram chegar até o traficante. A droga é usada por usuários de alto poder aquisitivo. Eles colocam em narguilé, cigarros comuns e eletrônicos. Com dez quilos da erva é possível fazer um litro de óleo.

;O óleo de maconha é algo novo no DF. Eles usam maconha triturada e produtos químicos e inflamáveis como álcool, acetona e gás butano para fabricar o óleo. As apreensões desse tipo de droga na capital, até hoje, tinham sido pequenas. Encontrar um laboratório artesanal com essas proporções, foi uma surpresa para todos. É a primeira vez;, afirmou Gratão.

Os entorpecentes serão encaminhados para o Departamento de Polícia Especializada (DPE). Os esforços da polícia agora, estão concentrados na busca do cabeça do esquema que cumpria prisão domiciliar e já havia sido preso em 2008 por tráfico de drogas e associação para o tráfico. Caso seja condenado, Rodrigo pode pegar de 5 á 15 anos de prisão, em regime fechado, por tráfico.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação