Cidades

Metrô-DF anuncia pesquisa sobre mobilidade urbana

Pesquisa definirá um plano de ações para os próximos 20 anos em todo o Distrito Federal

postado em 07/04/2016 11:58
A Companhia do Metropolitano do DF (Metrô-DF) anunciou nesta quinta-feira (7/4) a Pesquisa de Mobilidade Urbana do DF (PMU), que fornecerá dados para todos os envolvidos com o planejamento do sistema de transporte público, como metrô, ônibus e trem regional.

A pesquisa será feita até setembro próximo, onde serão entrevistados 50 mil moradores em 20 mil residências de todas as regiões administrativas. O resultado da PMU vai direcionar a elaboração do Plano de Desenvolvimento do Transporte Público sobre trilhos do Distrito Federal.
Esse é o primeiro plano de desenvolvimento desenvolvido para trilho. Serão coletados dados socioeconômicos, deslocamento e as características de cada morador da residência. Esse plano é o mais abrangente levantamento de informações de mobilidade realizado até hoje na capital. As entrevistas serão feitas nas cidades de terça a sábado.
Esta é a segunda fase da pesquisa. A primeira iniciou em setembro do ano de 2015 e foi responsável por colher entrevistas de passageiros e motoristas de automóveis, motos e caminhões. A pesquisa foi feita em 79 pontos de bloqueio em 29 vias do DF e 7 pontos de acesso entre o DF e Goiás. Nesta segunda fase, o foco são os domicílios. O diagnóstico será entregue ao Metrô em julho de 2017.
Leia mais notícias em cidades
A pesquisa permite conhecer o padrão de deslocamento da população, assim, direcionar decisões e priorizar projetos para beneficiar a mobilidade do DF. Segundo o presidente do Metrô-DF, Marcelo Dourado, os estudos possibilitarão definir os corredores de transporte público que atendam as necessidades de deslocamento, para melhorar a qualidade de vida dos moradores do DF e do Entorno.

Para o gerente de Projetos do Consórcio PDTT, German Freiberg, as informações que estarão presentes nas entrevistas são: de qual o meio de transporte que cada morador usa para chegar ao trabalho, à escola, quanto tempo gasta e qual a frequência desse deslocamento.

Levantamento realizado no Plano Diretor de Transporte Urbano e Mobilidade do DF (PDTU) em 2010 indicou que 40% das viagens feitas no DF tinham como destino a região de Brasília. A frota veicular cresceu cerca de 75% entre 2001 e 2009. Além disso, mais da metade das viagens motorizadas realizadas foram realizadas em automóvel.

Os pesquisadores estarão uniformizados com colete e boné e identificados com crachá com nome e número da identidade. Os interessados poderão obter mais informações ao acessar o site www.pmudf.com.br e ligar para a Central de Atendimento da Pesquisa de Mobilidade Urbana do Distrito Federal (0800-738-4818), de segunda a sexta, das 9h às 17h. As ligações são gratuitas. Os canais da Ouvidoria e o Whatsapp (61-9220 0176) do Metrô-DF também servirão como canais à população para a busca de informações e esclarecimento de dúvidas.

Com informações do Metrô-DF

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação