Cidades

Dia as Boas Ações reúne público no Parque da Cidade

A iniciativa, nascida em Israel, acontece há 10 anos em mais de 70 países

postado em 10/04/2016 17:10
A iniciativa, nascida em Israel, acontece há 10 anos em mais de 70 países
Logo ao entrar no Ana Lídia, no Parque da Cidade, os visitantes eram recebidos com abraços. Um grupo de jovens abria calorosamente os braços para todos que passavam por ali. Um belo indício do evento que ocupa o parque neste domingo (10/4). O Dia das Boas Ações tomou conta do espaço e promoveu diversas atividades voltadas ao coletivo e ao voluntariado.

Trata-se de uma iniciativa internacional, nascida em Israel, que acontece há 10 anos. Simultaneamente, mais de 70 países promoveram as boas ações ao redor do mundo. A cada ano, uma sede é escolhida como referência do projeto. Em 2016, justamente na celebração dos 10 anos, o Brasil foi o eleito. ;Concentramos as atividades em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo, mas foram programadas intervenções em mais de 40 cidades pelo país;, contou Natalia Teichmann, organizadora do evento.

;Essa cultura do voluntariado, de ações colaborativas, de participação social, no Brasil, ainda é muito incipiente. Por isso, o evento aparece como uma forma de abrir a cabeça da galera, de ampliar as modalidades de engajamento;, comentou a organizadora, que passou os últimos sete meses trabalhando em prol do Dia das Boas Ações.

A iniciativa, nascida em Israel, acontece há 10 anos em mais de 70 países
;Nosso objetivo é trazer exemplos positivos para a sociedade. E esse envolvimento não precisa ser, necessariamente, por meio de projetos sociais. Estimular o produtor local, promover a cultura do lugar, por exemplo, também são outras formas de fazer o bem;, completou Natalia, que esperava receber mais de 7 mil pessoas no Ana Lídia.

E muitos gostaram da ideia. Pela manhã, o público acompanhou aulas de ioga e palestras, além de brincadeiras para as crianças. O evento, organizado pela Atados Brasílias, contou ainda com a presença dos coletivos Picnik no Calçadão, Feira Livre, Festividades Equinócios e Som %2b Ar, que promoveram mercado de roupas alternativas, levaram os concorridos food trucks ao local, falaram sobre hortas urbanas e deram o tom da trilha sonora.

Vacina do bem


Acompanhada pela cunhada e pelos dois filhos, a dona de casa Carol Maciel adorou a iniciativa. ;Eu não sabia do evento, mas assim que cheguei percebi que tínhamos um movimento diferente. Fui logo me informar e gostei muito de ver tanta gente envolvida com algo voltado para o coletivo;, disse.

A cunhada Nayana também aprovou a proposta, principalmente pelo incentivo ao voluntariado. ;Ato voluntário é tudo que fazemos pelo próximo sem esperar nada em troca. Cada vez mais raro, infelizmente;, lamentou. Ela aproveitou a oportunidade para endossar o discurso do Dia das Boas Ações: ;Essa vacina do bem deveria ser aplicada nas pessoas com a mesma frequência que a vacina do H1N1 atualmente. Nosso cotidiano seria muito melhor;.

O clima no parque, como geralmente acontece aos domingos, era bem familiar. Arilson Menezes não deixa de visitar o Ana Lídia com os filhos Eiryan e Ryan Murillo. Ontem, foi ainda melhor, por conta do evento. ;Eu descobri assim que cheguei. Ainda não exploramos tudo, mas são muitas atividades legais. Os meninos estão curtindo muito;, afirmou. O pai elogiou não somente a estrutura, mas principalmente o propósito: ;Um ótimo exemplo para meus filhos, que podem escutar sobre trabalho voluntário e preocupação com o coletivo desde cedo;.

O final da tarde foi marcado por apresentações culturais. A banda Rios Voadores, uma das mais festejadas da cena local, e os performáticos do Cantigas Boleráveis, eram algumas das atrações previstas. Nos intervalos, DJs se revezaram. Como o calor era grande, as sombras e o chuveiro central foram disputados. Mas prevaleceu mesmo a alegria do brasiliense, que ganhou e promoveu um belo domingo de boas ações.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação