Cidades

Para evitar brigas, policiamento é reforçado na Esplanada no fim de semana

Além de reforçar o policiamento no local, na Rodoviária do Plano Piloto e nas estações do metrô, o governo negociou com movimentos pró e contra o impeachment o que não pode ser dito em carros de som

postado em 15/04/2016 09:50
Além do reforço do policiamento em todo o trajeto da Esplanada durante as manifestações nesta sexta (15/4), no sábado (16/4) e no domingo (17/4), o Governo do Distrito federal também vai dispor policiais militares em todas as estações de metrô e na Rodoviária do Plano Piloto. Funcionários de vários órgãos do GDF também vistoriam a Esplanada desde terça-feira (12/4) para retirar objetos que possam ser usados como armas por baderneiros.

Leia mais notícias em Cidades.

Durante as manifestações, quem se ferir em algum incidente ou passar mal pode procurar o Corpo de Bombeiros e funcionários do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Socorristas estarão em toda a área. Além disso, próximo ao Ministério da Justiça, haverá base de triagem médica, para onde serão levadas pessoas socorridas. Ao lado também ficará o comando móvel da PM.

Todo o efetivo da Polícia Militar, da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros está de sobreaviso para atuar nos dias de votação do impeachment. Só na Esplanada, está prevista a presença de cerca de 3 mil PMs e de 500 bombeiros, desta sexta (15/4) até o término da operação. Se necessário, a quantidade pode ser aumentada. O controle das vias ficará a cargo de 50 agentes do Departamento de Trânsito do DF (Detran).

Quem precisar procurar uma delegacia de polícia também deve ficar atento às instruções. Ocorrências relacionadas às manifestações ficarão concentradas no Departamento de Polícia Especializada (DPE), no Parque da Cidade. As demais, como extravio de documentos, por exemplo, serão concentradas na 5; Delegacia de Polícia, próximo à Torre de TV. A Polícia Civil terá 700 agentes por dia atuando nas manifestações e em ações ordinárias (aquelas sem relação com os eventos).

Trios e telões

O GDF autorizou a colocação, na sexta e no sábado, de um trio elétrico de cada lado, que deve estar entre a primeira via de ligação após a Alameda das Bandeiras até o ponto de concentração de cada um dos lados. No domingo, serão permitidos três trios elétricos por grupo, que podem ficar no mesmo local determinado. Os trios podem transmitir falas dos integrantes ou o som da sessão disponibilizado pela TV Câmara. Músicas não serão permitidas.

O GDF emitiu recomendações, inclusive, para as falas nos trios. Só será permitido fazer pronunciamento o manifestante cadastrado na secretaria. Os discursos também devem estar de acordo com o que foi combinado com o governo, ou seja, não podem incitar a violência nem ser ofensivas. Perto dos ministérios, haverá quatro telões ao longo do Eixo Monumental, de responsabilidade dos manifestantes. Eles exibirão exclusivamente imagens da votação transmitidas pela TV Câmara.

Grupos tem até as 18h de hoje para enviar à Secretaria da Segurança Pública e Paz Social o dia e o horário em que pretendem levar os trios e os telões para montagem, além da placa, da marca e do modelo dos veículos que acessarão a área para essa finalidade. Quanto a banheiros químicos, eles podem ser instalados pelos dois grupos nas calçadas entre os ministérios e as Vias N1 e S1. Os que tiverem os interesses atendidos pela Câmara dos Deputados podem permanecer no local, sem movimentação dos trios, enquanto o grupo antagônico se dispersa.

Com informações da Agência Brasília.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação