Cidades

Descubra 10 locais no DF para meditar e aliviar o estresse do dia a dia

Em tempos de tensão política e de intolerância, a prática milenar pode ajudar nas relações interpessoais

postado em 17/04/2016 07:20
[VIDEO1]

Respire. Atente-se para as sensações. Concentre-se na inspiração. Essas são apenas as primeiras de uma sequência de orientações para quem se lança ao desafio da meditação. Em tempos de atividade política intensa, de baixa ou nenhuma tolerância, de bombardeio de informações e de dificuldades nas relações interpessoais ; principalmente pela quantidade de afazeres impostos pela rotina caótica ; parar, respirar e pensar plenamente é um luxo para poucos. Mas, se o que falta é incentivo para transformar essa realidade, o Correio dá um impulso. A reportagem foi atrás de 10 lugares para meditar no Distrito Federal e os benefícios só reforçam as vantagens dessa prática milenar.

Rosângela Munhoz: relaxamento leva a um estado de unidade e de tranquilidade

;Nos últimos anos, os pesquisadores ocidentais começaram a entender por que, afinal, meditar funciona tão bem e para tantos problemas de saúde diferentes. Com a ressonância magnética e a tomografia, percebemos que a meditação muda o funcionamento de algumas áreas do cérebro, e isso influencia o equilíbrio do organismo como um todo;, afirma o psicólogo Michael Posner, da Universidade de Oregon (EUA), em um dos estudos publicados sobre o tema. Em Brasília, além dos inúmeros espaços públicos ao ar livre, existem dezenas de locais dedicados à meditação.E tem de todos os tipos, com técnicas e metodologias diferentes.

Um dos mais tradicionais é a Sociedade Vipassana, que surgiu a partir de reuniões na casa de um dos fundadores da Organização Não-Governamental (ONG), o engenheiro aeronáutico Regis Ribeiro Guimarães, 77 anos. São 10 anos de história, sendo seis somente na sede, na Asa Norte (veja lista com os endereços). No início, apenas quatro amigos se juntavam na residência de Regis e, aos poucos, o grupo cresceu. Hoje, os cursos de iniciação oferecem 160 vagas, esgotadas, sempre, duas semanas antes do dia do evento. Durante a semana, há reuniões segunda, quarta, quinta e sábado. ;O conceito da vipassana é a prática do treinamento mental, e a meditação é entender a mente para se conhecer melhor e trazer uma tranquilidade, dedicação ao mental e emocional. Aqui, ensinamos isso;, afirma Regis.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação