A diretoria executiva da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) inagura a biblioteca Oswaldo Buarim Junior nesta quarta-feira (20/4), na sede da entidade. A biblioteca é uma homenagem ao jornalista, que foi gerente de comunicação da instituição. Vítima de um infarto, ele morreu em janeiro do ano passado, aos 49 anos.Natural de São Simão, interior de São Paulo, Oswaldo chegou a Brasília em 1984, onde formou-se pela Universidade de Brasília (UnB) e iniciou a carreira profissional. Trabalhou como repórter e editor em diversos veículos de comunicação, como o Jornal do Brasil, a Folha de São Paulo, o Correio Braziliense, entre outros. Teve ainda atuação destacada na área de assessoria de imprensa de ministérios, da Presidência da Câmara dos Deputados e da Petrobras, além de campanhas presidenciais.
;Colocar o nome do Buarim em nossa biblioteca foi uma das forma que encontramos para homenageá-lo. Ele era uma pessoa carismática e muito querido por toda a equipe. Um profissional competente, dedicado e que desempenhou um papel muito importante dentro da Agência;, disse o presidente da ABDI, Alessandro Teixeir.
Paixão
Amante dos livros desde pequeno, o jornalista tinha orgulho de seu conhecimento quase enciclopédico sobre temas variados desde as regras gramaticais e ortográficas e sua aplicação castiça, passando pelos rios brasileiros e seu percurso no território até a história política e econômica recente do país, além das histórias em quadrinhos, uma de suas paixões e leituras favoritas.
Serviço
Inauguração da Biblioteca Oswaldo Buarim Junior
Nesta quarta-feira (20/4), às 15h
Local: SCN Quadra 1, Bloco D, Ed. Vega Luxury Design Offices, Torre Empresarial A, Asa Norte, Brasília;DF, no auditório do 2; andar