Cidades

Em homenagem à esposa de JK, macaca do zoologico de Brasília se chama Sarah

A macaca-aranha-de-cara-preta foi batizada, após votação popular, em homenagem à mulher de Juscelino Kubitschek. Filhotes de outras espécies também têm feito a alegria dos visitantes do parque

Maria Eduarda Cardim - Especial para o Correio
postado em 23/04/2016 06:05

A pequena Sarah não se desgruda da mãe, Doli, e do pai, Pretinho: espécie ameaçada


Sarah. É assim que se chama a mais nova integrante macaca-aranha do Jardim Zoológico de Brasília. O nome, em homenagem a Sarah Kubitschek, mulher de Juscelino e primeira-dama do Brasil, ganhou a votação realizada no Zoo durante a celebração do aniversário da cidade. A eleição começou na quarta-feira, pelas redes sociais, mas na quinta quem visitou o parque pôde votar em uma urna localizada na frente do recinto do Micário.

Os votos depositados na urna valiam cinco pontos e os computados pelas redes sociais, um 1. Com 1.175 votos, Sarah venceu as outras opções: Pequi e Candanga. Pequi, o fruto do cerrado, ficou em segundo lugar. Já a homenagem aos candangos de Brasília e à cidade de Candangolândia ficou em último lugar. As sugestões foram feitas por funcionários e os nomes homenageiam os 56 anos da capital.

Segundo a Assessora de Comunicação do Zoo, geralmente, quando nasce um novo animal, é feita uma campanha nas redes sociais na qual o público sugere nomes e os funcionários decidem. Esta foi a primeira vez em que os visitantes puderam votar diretamente. A campanha computou, no total, 2.310 votos. Somente na urna, 450 foram contados. A ideia era levar o público a interagir e fazer parte da história do zoológico.

A filhote tem apenas 1 mês de vida e ainda vive pendurada na mãe. Filha de Doli, resgatada pelo Ibama de Rondônia em 2007, e de Pretinho, nascido no Zoo de Brasília em 2003, Sarah é a caçula de três irmãos. Hoje, ela, o pai e a mãe vivem no recinto do Micário, pois a pequena ainda precisa de cuidados especiais.

Fruto de uma reprodução em cativeiro, Sarah é uma macaca-aranha-de-cara-preta, com nome científico de Ateles chamek, espécie amazônica de primata que é vítima de caça e da perda de hábitat. ;Apesar de não estar na lista de extinção, a espécie já é ameaçada. A reprodução em cativeiro é importante para o controle dos animais e também para pesquisas;, ressalta Camila.

Filhotes
Além de Sarah, o Zoológico de Brasília tem 5.790 animais, entre aves, répteis, mamíferos, borboletas e aracnídeos. Entre eles, há muitos filhotes e novatos. Alguns nascidos no próprio zoo e outros resgatados pelo Ibama em vários estados. É o caso da Maria Bonita ; uma filhote da espécie tatu-canastra que foi recuperada em uma obra no Tocantins. O Zoológico de Brasília é o primeiro do Brasil a receber a espécie. Porém, Mabu, como foi apelidada carinhosamente, ainda não está exposta, pois o recinto adequado não está pronto.

Já Eduardo e Mônica são irmãos e ambos foram gerados na capital. Da espécie lobo-guará, já ameaçada de extinção, eles têm apenas 9 meses e vivem juntos no zoo. Gaia, filhote da espécie adax, nasceu no local há seis meses e vive com a mãe na ala da maternidade, ainda em período de adaptação.



A votação
Sarah: 1.175 votos
Pequi: 770 votos
Candanga: 365 votos

A matéria completa está disponívelaqui, para assinantes. Para assinar, clique

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação