Cidades

Assaltantes seguem ousados: roubos e furtos em diversas partes do DF

Só ontem, grupos de bandidos furtam vigilante da Água Mineral, roubam joalheria em shopping de Taguatinga e atacam loja e banca na Asa Sul. Em março, foram 8 ataques a comércio por dia

Nathália Cardim, Luiz Calcagno
postado em 27/04/2016 07:49
Câmeras de vigilância do Taguatinga Shopping flagraram os suspeitos de assaltar joalheria ontem pela manhã

A terça-feira ficou marcada por roubos e furtos em diversas partes do Distrito Federal. A série de crimes começou à 0h, com o segurança do Parque Nacional da Água Mineral trancado por criminosos na guarita. Na Asa Sul, ladrões arrombaram uma banca de jornal na 506 e outros quebraram a vitrine de uma loja de bebidas, na 403. Na ação mais ousada do dia, ocorrida às 10h30, dois bandidos armados invadiram uma joalheria localizada no segundo piso do Taguatinga Shopping, recolheram pelo menos três bandejas de joias e fugiram em um carro que os aguardava no estacionamento externo do centro comercial. O ataque, flagrado pelas câmeras de segurança, durou cerca de dois minutos.

Segundo o último balanço divulgado pela Secretaria da Segurança Pública e Paz Social, o número de roubos a comércio em março aumentou em relação ao mesmo período de 2015. No ano passado, a Polícia Civil registrou 229 ocorrências no terceiro mês do ano, contra 242 em 2016. A alta é de 5,7%. Em março de 2014, houve 488 casos. Apesar disso, o número de assaltos a comércio tem caído no decorrer dos meses. Foram 324 em janeiro e 252 em fevereiro deste ano.

Imagem mostra outros dois suspeitos do crime

No caso da joalheria, além dos produtos do estabelecimento, os criminosos levaram a carteira de um cliente. Até o fechamento desta edição, policiais militares buscavam os criminosos, que teriam fugido em direção a Samambaia. Em nota, a assessoria de Comunicação do Taguatinga Shopping ressaltou que ninguém se feriu. Segundo o texto, ;o funcionamento da loja já foi restabelecido e segue normalmente;.

O furto praticado na 403 Sul teve início às 7h. A central de alarmes de uma loja acionou a Polícia Militar após a quebra de uma vitrine. Os assaltantes fugiram com cinco litros de bebidas alcoólicas. Na ocorrência da 506 Sul, PMs prenderam dois homens que furtaram uma banca de jornal. Testemunhas chamaram a corporação ao flagrarem os suspeitos arrombando o estabelecimento. Um dos suspeitos tem passagem na polícia por homicídio. O outro responde por dois furtos e tráfico de drogas. A 1; Delegacia de Polícia (Asa Sul) investiga ambos os casos.



Vigilantes
Um dia após a morte do vigilante Narcélio Rodrigues Acâmpora, 49 anos, em frente à estação do metrô, na QNN 3, em Ceilândia Norte, bandidos voltaram a agir contra esses profissionais, na madrugada de ontem, no Parque Nacional de Brasília. Por volta da meia-noite, dois assaltantes chegaram ao local armados e renderam o vigilante. Segundo o depoimento da vítima à Polícia Civil, a dupla estava armada, vestia moletons e o abordara na lateral da guarita. O segurança recebeu ameaças, levou uma coronhada e teve o colete à prova de balas e o revólver calibre 38 roubados.

[SAIBAMAIS]Os criminosos também levaram outra arma, guardada no cofre. Ambos deixaram o local na moto usada para rondas na Água Mineral. A 2; Delegacia de Polícia (Asa Norte) investiga o caso, mas, até o fechamento desta edição, nenhum suspeito havia sido identificado ou preso.
O assassinato de Narcélio aconteceu na noite de domingo. Ele foi morto a tiros enquanto trabalhava no metrô. Segundo informações da polícia, testemunhas disseram que dois homens vestidos com jaquetas e bonés pretos chegaram ao local por volta das 22h e atiraram cinco vezes contra a vítima. O vigilante portava um revólver calibre 38, levado pelos bandidos, que fugiram a pé.

O diretor do Sindicato dos Vigilantes do DF (Sindesvdf), Gilvan Ferreira, denuncia que os trabalhadores estão sob risco. Segundo ele, em alguns órgãos públicos, o quadro desses profissionais acabou diminuído em 50%. ;Em locais onde dois empregados deveriam fazer o serviço de ronda, somente um é quem tem de dar conta do trabalho;, reclamou. ;Os vigilantes não pretendem paralisar, mas vamos fazer uma denúncia ao GDF para mostrar que não há condições de reduzir a quantidade de empregados. É uma tristeza dois casos de assalto em um dia. No caso da Água Mineral, graças a Deus, o nosso colega está vivo. O vigilante do metrô não teve a mesma sorte;, lamentou.

O Governo do Distrito Federal divulgou edital para contratar 7.410 vigilantes para a segurança patrimonial do Estado. A licitação está marcada para 17 de maio. O valor anual está estimado em R$ 555,7 milhões. Os vigias ficarão distribuídos em mais de 800 órgãos públicos da capital federal.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação