Jacqueline Saraiva
postado em 29/04/2016 07:24
A comemoração dos brasilienses pela chegada da chuva durou pouco tempo. As pancadas de chuvas, previstas para os últimos dois dias, não vieram na maior parte da capital federal e o mês de abril chega ao fim como um dos mais quentes e secos desde a década de 1960. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nesta sexta-feira (29/4) e sábado (30/4), o tempo ainda ficará nublado e frio, mas o domingo (1;/5) marca o retorno do Sol e do calor.
Ao longo do fim de semana é possível que ocorram pancadas de chuva à tarde e à noite em algumas regiões do DF. A tendência será de manhãs cobertas pela nebulosidade e baixas temperaturas. No sábado e no domingo, as temperaturas devem variar entre 15;C e 26;C. O domingo ainda será marcado por nebulosidade durante a manhã, mas o Astro-Rei deve voltar à tarde, elevando novamente as temperaturas.
Nesta sexta-feira, os brasilienses enfrentaram uma madrugada bastante fria, com temperatura mínima de 16;C. Nas horas mais quentes, os termômetros devem marcar até 26;C. A umidade relativa do ar deve ficar entre 95% e 55%. O Inmet explica que o DF se encaminha para o período seco, de acordo com a climatologia e as chuvas, a partir de agora, tendem a serem mais esparsas.
Frio e nevoeiro
Nessa quinta-feira (28/4), um forte nevoeiro pegou os brasiliense de surpresa durante a manhã. Quem acordou cedo observou a dificuldade na visibilidade e monumentos no centro da capital, como a Torre de TV, o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha e o Congresso Nacional, ficaram escondidos pela névoa intensa. O Aeroporto Internacional de Brasília Juscelino Kubitschek passou mais de uma hora com os pousos suspensos. De acordo com o Inmet, os termômetros chegaram a registrar a mínima de 15,7;C, a menor temperatura registrada no mês. A mudança, no entanto, ocorreu apenas na sensação térmica, já que as máximas tiveram queda média de 2 graus.