Jornal Correio Braziliense

Cidades

Tocha olímpica chega nesta terça-feira: percurso será de 105km

O símbolo dos jogos passará por cinco regiões administrativas do Distrito Federal. Vias serão interditadas cerca de 10 minutos antes da chegada do comboio a cada local e liberadas em seguida



O comboio da tocha contará com 150 agentes da Polícia Civil, Militar e do Corpo de Bombeiros, além de 3,5 mil homens que farão a segurança durante o percurso do revezamento. Ela vai passar por 31 pontos, como o Regimento de Polícia Montada da PM, a Praça do Relógio de Taguatinga, e o Palácio do Itamaraty. Em Brasília, 143 pessoas vão participar do revezamento. Já no resto do país, serão 12 mil participantes do revezamento. Depois, a tocha viajará por todo o país, passando por 300 cidades, até chegar ao Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro, em 5 de agosto.

Juntos pela paz
A chegada da tocha a Brasília também traz para o cenário nacional uma mensagem mais importante do que os ritos oficiais. A chegada do símbolo é uma oportunidade para projetar a mensagem de convivência e fraternidade entre os povos, fazendo uso da diversidade cultural da capital para tal.

A celebração contará ainda com um ato pela Paz Mundial. A líder pacifista moçambicana Graça Machel, viúva de Nelson Mandela, estará presente no evento. Ela é uma das ativistas mais reconhecidas mundialmente. O ato conta também com a presença do primeiro brasileiro campeão nas pistas de atletismo, Joaquim Cruz, que não só conseguiu uma medalha de ouro como estabeleceu um novo recorde mundial em 1984, na final dos 800 metros, com um tempo de 1 minuto e 43 segundos.