Jornal Correio Braziliense

Cidades

Ao menos dez joalherias foram alvo de assaltos no Distrito Federal em 2016

Nessa quinta-feira (5/5), dois assaltantes, um deles armado e vestido com farda parecida com a da PM, rendem funcionários de shopping no Guará e fogem com relógios e alianças



O consultor em segurança pública George Felipe Dantas explicou que o shopping é um ambiente semipúblico e, como tal, deveria ter circuito interno e funcionários capazes de ;conseguir uma resposta rápida da polícia;. Para ele, o caso abre suspeita para a efetividade da proteção oferecida pelo centro comercial. ;O que podemos imaginar é que a acessibilidade à loja e ao shopping é muito fácil, mas não pode ser assim. É necessário ter mais cuidado, nem que seja usando segurança armada. Hoje, tornou-se uma coisa comum, ainda mais se tratando de uma loja que vende produtos tão caros;, explicou.

O especialista avaliou que ;existe quase uma rotina de assaltos a joalherias, não só em Brasília. E, por isso, as pessoas que cuidam da blindagem desses locais deveriam ser muito cautelosas;. Segundo ele, o crime pode ter sido motivado por quatro principais razões: o alto valor dos itens roubados; o pouco esforço desempenhado para a prática do crime; a visibilidade das joias; e a facilidade de entrar e sair do centro comercial.



A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.