Cidades

Conheça a história de Raquel, que descobriu câncer quando amamentava

Advogada interrompeu amamentação da pequena Luisa por causa de câncer de mama

Gabriela Vinhal
postado em 08/05/2016 07:53
Raquel Martins:

;Eu só quero vencer esse desafio para ver minha filha crescer. É nela que busco e renovo minhas forças;. Este Dia das Mães será diferente para a brasiliense Raquel Martins, de 30 anos. Com o sonho de ser mãe, a advogada deu à luz a pequena Luisa há cerca de um mês, no último 2 de abril. Mas junto da boa notícia veio o susto: um diagnóstico de câncer de mama. Ela precisou interromper a amamentação, iniciar a quimioterapia e dar continuidade ao tratamento.

Entretanto, a esperança de reverter o quadro para poder acompanhar a vida da filha cresce a cada dia. Neste domingo, Raquel comemorará ao lado da família aquilo que mais tem lhe feito feliz: ser mãe. ;Nos torna mais humana. Nossas prioridades são outras, nossos objetivos também. Repensamos nossa vida por pensar primeiro na vida de outra pessoa;.

A brasiliense estava tentando engravidar há mais de um ano. Quando soube do resultado, optou por parar de trabalhar para curtir o momento e repensar sobre a vida. ;Fui uma grávida bem cuidada. Tinha acompanhamentos frequentes, um ótimo obstetra e fazia pilates toda semana. Além disso, o período da gravidez foi um momento de intenso amadurecimento para mim, em que pude reavaliar minha vida. Isso me preparou para o que estou passando agora;, desabafa, emocionada.

Mesmo com a doença que é temida por todos, Raquel garante que está tranquila: ;Por incrível que pareça, sinto uma paz gigante no meu coração para lidar com esse câncer, além de uma motivação diária para ser forte e corajosa: Luísa;.

Apesar de ter feito o pré-natal completo, no fim da gravidez, Raquel sentiu que o seio esquerdo tinha algo de errado, mas não falou nada para seu obstreta por achar que era apenas o corpo se preparando para a produção de leite. Contudo, depois de dar a luz, a advogada percebeu que o leite só saía da mama direita e resolveu desabafar com o médico: ;Eu fazia os exames preventivos desde 2012 com um mastologista, o que, na minha cabeça, era mais que suficiente para rechaçar qualquer chance dessa doença um dia me pegar de surpresa. Mas não foi isso que aconteceu;. Após ter alta do hospital, Raquel fez uma bateria de exames até que recebeu o resultado. ;Foi tudo muito rápido e na semana seguinte ao diagnóstico já estava fazendo quimioterapia;, acrescentou.

De acordo com o oncologista Marcos Trindade, que cuida do caso de Raquel, não é comum que mulheres tenham câncer de mama durante a gestação ou na fase de amamentação. ;Ela é nova e não tem casos de câncer na família, o que aconteceu com ela foi algo incomum. Apesar do susto, ela está respondendo bem ao tratamento. Vamos reduzir o tumor que se encontra com 7cm para depois fazer uma cirurgia para retirá-lo. Estamos confiantes;, explica. Marcos aconselha todas as mulheres a realizarem exames de rotina e façam o auto toque com certa frequência, porque o intervalo entre as mamografias e os ultrassons é grande.

Com isso, Raquel espera que o relato de sua história sirva de alerta para todas as mulheres que, ao notar qualquer coisa diferente na mama, comunique o médico, independente de estar com todos exames preventivos em dia, ser jovem, estar grávida e não ter casos na família. ;A Lu tá crescendo saudável, é lindo de ver. Estou recebendo o apoio de toda minha família e amigos. Mas mesmo assim não é uma situação fácil, claro. Por isso queria que outras pessoas pudessem me ter como exemplo sobre o que pode acontecer. Façam exames e tirem as dúvidas com seus médicos;, alerta.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação