postado em 08/05/2016 08:00
Desde que sofreu um acidente de carro e parou de trabalhar, há três anos, Maria de Nazaré Almeida, 50 anos, cuida voluntariamente de crianças na comunidade da Chácara Santa Luzia, na Cidade Estrutural. ;Eu passava muito tempo aqui na frente de casa por causa do acidente e via as crianças mexendo no lixo para procurar comida. Aí, eu comecei a chamar todas para comerem na minha casa. Mas, a cada novo dia, vinha um menino diferente. Quando vi, já tinha 16 crianças e eu não sabia mais como parar;, relata. Na manhã de ontem, ela realizou o sonho de inaugurar uma creche para atender os pequenos.
[SAIBAMAIS]O lugar, que antes era um barraco simples de madeira, transformou-se em um sobrado de alvenaria e vai abrigar 25 crianças entre 1 e 12 anos de idade, graças às doações que Maria de Nazaré conseguiu pela internet. ;Cheguei a criar 35 meninos e meninas aqui, mas, agora, vou diminuir. Quero que esses meus filhos saiam daqui com saudade, porque foram bem tratados, e não com horror;, afirma a aposentada.
Aos fins de semana, a catadora de lixo Sara Jane, 26 anos, deixa o filho de 2 aos cuidados de Nazaré. ;Eles não estão aqui o tempo todo, mas eu sei que são bem cuidados. Sempre ouvi falar muito bem do trabalho dela;, conta. Para Sara, que cria o filho sem a presença do pai, essa é uma valiosa ajuda. ;Não tenho emprego, vou para o lixão quando dá. E, aí, sem esse gesto da Nazaré, seria impossível fazer isso;, completa.
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, .