Um grupo com mais de 100 pessoas protestam contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff em frente ao Anexo I, no Senado Federal, no início da noite desta segunda-feira (9/5). Vestidos de vermelho, com cartazes e bandeiras, os manifestantes gritam "Devolve, Renan", "Não vai ter golpe, vai ter luta" e "Bate panela, pode bater, quem tira o povo da miséria é o PT".
O deputado Paulo Pimenta (PT-RS) conversou com o grupo e pediu para que não tivesse violência. "O ato é uma luta em defesa da democracia e o foco principal é o governo protestava em fente ao Palácio do Planalto", disse. Cerca de 20 policiais fazem a segurança no Congresso Nacional para impedir que militantes invadam o local. Antes de chegar ao Senado, o grupo a favor do governo protestava em frente ao Palácio do Planalto.
Em minoria, manifestantes pró-impeachment também marcam presença no Senado. A uma distância de 500 metros, das pessoas que são contra a saída da presidente, na calçada do Eixo Monumental, o grupo, vestido de verde e amarelo, canta o hino nacional, além de "Fora, Dilma" e "Impeachment já".
Devido à proximidade, manifestantes pro e contra o impeachment trocaram ofensas verbais. Um grupo chegou a se aproximar do outro e, antes de generalizar a confusão, a polícia utilizou spray de pimenta pra contê-los. O lado pró gritavam que vieram de graça e chamavam os outros de traídores, já os contra se concentraram em um roda no estacionamento do Senado. Por volta de 21h, os grupos começaram a se dispersar.