Cidades

Voluntários criam bicicletário comunitário em posto policial desativado

No local, 25 magrelas ficarão à disposição da população para empréstimo

postado em 16/05/2016 06:10
Voluntários fizeram um mutirão para revitalizar o antigo posto da PM: local vai promover palestras sobre mobilidade urbana

O poder de mobilização de um grupo de moradores da Estrutural começa a render frutos. No próximo sábado, a região receberá o primeiro BiciCentro Comunitário, projeto que disponibilizará, de forma gratuita, inicialmente, 25 bicicletas para empréstimo à comunidade, além de promover manutenção das bikes, oficinas e palestras sobre mobilidade urbana e direito à cidade. ;Nós moramos em uma periferia. Não temos bikes do Itaú na porta das nossas casas ou ao nosso dispor. Se quisermos conseguir algo, temos que nos mobilizar;, sintetiza Fernando Borges, 20 anos, morador da Estrutural.

Criada pelo Coletivo da Cidade, em parceria com o Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), o Movimento Nossa Brasília, o Rodas da Paz, o BiciCentro Comunitário Mercado Sul Vive e a Secretaria de Estado do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos (SEDESTMIDH), a proposta é a concretização de um sonho antigo de organizações, moradores e voluntários. Em meio à luta contra os diversos problemas enfrentados pela cidade, eles se empenham, diariamente, na elaboração de ideias que proporcionem melhor qualidade de vida à população.

Em junho do ano passado, o Coletivo da Cidade recebeu uma doação de bicicletas do Movimento Rodas da Paz. As bikes foram reformadas e colocadas à disposição das mães de alunos atendidos pelo programa local no contraturno escolar. Os voluntários, no entanto, desejavam expandir o projeto e levá-lo a toda a comunidade. Cleo Manhas, assessora política do Inesc e integrante do Movimento Nossa Brasília, conta que isso não era possível, dado o pequeno espaço disponível para o armazenamento das bicicletas. ;Sempre quisemos uma sede dedicada ao desenvolvimento desse projeto. O Coletivo é muito pequeno e não comporta uma grande quantidade de materiais;, conta.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação