Isa Stacciarini
postado em 18/05/2016 11:39
Policiais da Coordenação de Repressão aos Crimes contra o Consumidor, à Ordem Tributária e a Fraudes (Corf) cumpriram na manhã desta quarta-feira (18/5) seis conduções coercitivas e oito mandados de busca e apreensão para investigar um esquema de fraude que envolve empresa fantasma e um escritório de contabilidade em Taguatinga. De acordo com o levantamento da Polícia Civil, uma empresa inexistente fez quatro empréstimos bancários no valor de R$ 1,04 milhão para financiar caminhões e tratores. Segundo a apuração da unidade especializada, um dos sócios, um laranja, teria envolvimento com o estabelecimento de contabilidade.
Os mandados foram cumpridos em Taguatinga, Samambaia, Ceilandia e Candangolandia. Segundo o titular da Corf, delegado Jeferson Lisboa, o escritório produzia conta-cheques para pessoas que queriam contrair o empréstimo e não tinham renda suficiente.
Lisboa ressaltou que o funcionário da contadora responsável pelas emissões dos documentos forjados participava do esquema. ;As investigações demonstraram que a pessoa interessada fazia o contato com o escritório de contabilidade e eles confeccionavam o contra-cheque sem qualquer vínculo empregatício que pagasse esse valor. Eles ainda produziam o documento para quantos meses fossem necessários;, esclareceu.
Batizada de Loan ; empréstimo em inglês ; a operação desencadeou a primeira fase e novos desdobramentos estão previstos. ;Vamos continuar a investigação e esse foi um primeiro passo de todo levantamento;, garantiu.