Cidades

Entre 10 cartões-postais mais bem avaliados, dois são de Brasília

Visitantes passam, em média, 4,6 dias na cidade - índice considerado alto, já que não se trata de um destino de praia

postado em 20/05/2016 06:15
Visitantes passam, em média, 4,6 dias na cidade - índice considerado alto, já que não se trata de um destino de praia

A moderna Brasília, tombada pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade, atrai olhares para a beleza arquitetônica das construções. A capital do país tem recebido cada vez mais turistas curiosos para desvendar a cidade apreciada como um museu a céu aberto. Esta semana, um site de planejamento e reservas de viagem anunciou os vencedores do prêmio que classificou os pontos turísticos mais bem avaliados no Brasil. Na lista dos 10 mais votados, dois cartões-postais de Brasília: a Catedral Metropolitana de Brasília e o Santuário Dom Bosco (veja quadro).

Para a diretora de Relacionamento do Observatório de Turismo, Rayane Ruas, a classificação de Brasília é um sinal positivo de que a cidade já consegue se posicionar como um destino entre os turistas. ;De 10 pontos no Brasil, os dois em destaque do coração do país são grandes ícones. Ainda mais que a ferramente utilizada é baseada na avaliação dos visitantes.; Ainda de acordo com o ranking do TripAdvisor, o Cristo Redentor aparece pelo segundo ano consecutivo no topo ; a atração também ocupa ainda a segunda posição na América do Sul e a 18; na lista global.

A Catedral Metropolitana de Brasília, situada no Eixo Monumental, ficou na terceira posição. Não à toa. O templo é um dos pontos turísticos mais visitados da capital. Na entrada, três anjos de bronze pendurados no teto saúdam os turistas que passam por ali. ;Escolhi visitar a Catedral pela referência como ponto turístico que ela representa. Queria conhecer a arquitetura, tanto por dentro quanto por fora. Como não sou católica, vim pelo turismo, não só cultural, mas também urbano;, comenta a turismóloga Thalita Peron, 28 anos, residente no Rio de Janeiro.

O Santuário Dom Bosco, localizado na Quadra 702 Sul, ocupa a nona posição no ranking e pode até ser considerado uma grata surpresa. Por fora, o exterior em concreto não denuncia os 2,2 mil m; de vitrais nos mais variados tons de azul que formam o interior da igreja. A bancária Lilian Glades, 53, moradora de Santos, município de São Paulo, está na cidade para fazer um curso. Ela comenta que chegou ao santuário por recomendação de um taxista. ;Eu tenho que agradecer a ele. Na minha opinião, é mais bonito do que a Catedral;, elogia.

Expectativas

Segundo dados levantados pela Secretaria de Turismo, durante a semana, a maior motivação do turismo local é a de negócios. Mas, nos fins de semana e feriados, o turismo de lazer é mais forte, principalmente de pessoas que vêm visitar parentes e amigos. O gasto médio, por dia, de um visitante de negócios e de lazer é de R$ 563,38 e R$ 489,34, respectivamente. No último feriado, em 21 de abril, a média de permanência dos visitantes subiu para 4,6 dias. ;Enquanto capital e cidade não litorânea, essa permanência é excelente;, ressalta Rayane Ruas.

A Copa do Mundo de 2014 trouxe uma grande visibilidade para a capital. Para o secretário adjunto de Turismo, Jaime Recena, a notoriedade promovida pelo evento deixou um legado na inserção no mercado internacional. ;Para os Jogos Olímpicos, a expectativa é que isso aumente, visto que o evento será noticiado para mais de 200 países participantes; acrescenta. No ano de 2015, ocorreram mais de 3.800 eventos no cenário brasiliense ; o que dá uma média de mais de 10 eventos por dia, nos mais variados segmentos.

Para Recena, o trabalho realizado no momento é para provar, principalmente para aos brasileiros, que, apesar de Brasília ser o palco político do país, a cidade é muito mais que isso. ;O nosso grande desafio é mostrar uma cidade que vai além do Eixo Monumental. Mostrar a Brasília que os brasilienses conhecem.;

Top 10

Os monumentos mais visitados no Brasil


; Corcovado, Cristo Redentor - Rio de Janeiro
; Usina Hidrelétrica de Itaipu - Foz do Iguaçu
; Catedral Metropolitana - Brasília
; Igreja Matriz São Pedro Apóstolo - Gramado
; Catedral de Pedra - Canela
; Teatro Amazonas - Manaus
; Centro Cultural Banco do Brasil - Rio de Janeiro
; Praça da Liberdade - Belo Horizonte
; Santuário Dom Bosco - Brasília
; Igreja de São Francisco - Salvador

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação