Otávio Augusto
postado em 22/05/2016 08:10
A solidariedade pode vir de várias formas. Seja no impulso de uma tragédia, seja em forma de trabalho solidário, ou até no simples trato com as pessoas. No Hospital Regional da Asa Norte (Hran), um grupo de voluntários ligados ao Núcleo de Serviço Social arrecada itens de higiene pessoal para doar a pacientes em situação vulnerável. Sabonete, creme dental, hidratante corporal e xampu são arrecadados e distribuídos na unidade de saúde.
A chefe do Serviço Social do Hran, Ana Alice Meirelles, importou a iniciativa do Rio de Janeiro. Numa rede social, em apenas uma semana, são cerca de 1,2 mil compartilhamentos do panfleto da ação. ;Não temos serviços de hotelaria. Durante o período de internação, os pacientes precisam desse auxílio, e as famílias não têm condições de comprar;, detalha a assistente social. A campanha incentiva as pessoas que ficam hospedadas e costumam levar os kits de higiene a doarem para essas pessoas carentes.
A fim de avaliar quais pessoas passam por situações de vulnerabilidade, como desemprego, dependência química, afastamento familiar, por exemplo, as assistentes sociais fazem entrevistas com os pacientes, que ficam habilitados a receber a ajuda. ;Começamos com o apoio de amigos e parentes, e hoje as pessoas já perguntam como podem ajudar;, conta Ana. O pronto-socorro e a clínica médica são as alas que mais identificam pacientes.
O Núcleo de Serviço Social ; formado por 11 assistentes sociais, 3 agentes complementares e uma técnica administrativa ; funciona como intermediário de políticas públicas de inclusão social. ;São pessoas que precisam de auxílio. O SUS (Sistema Único de Saúde) oferta benefícios, como medicamentos e outros insumos utilizados no tratamento, mas não tem como disponibilizar esse tipo de produto;, pondera. Além dos materiais de higiene pessoal, o grupo oferta serviços de barbeiro, cabeleireiro e passagens interestaduais. Cinco grupos voluntários trabalham em setores diferentes do hospital.
Bazar permanente
Há 17 anos, Francisca Antônia Alves Gonçalves, 64, acompanhou a internação da mãe por algumas semanas na unidade médica. Na época, um grupo de artesãs confeccionava panos de prato para assistir a população carente. ;Era um trabalho lindo e ajudava tanta gente;, lembra. Durante o tratamento da mãe, Francisca também entrou para o voluntariado. ;Normalmente, são histórias tristes e que envolvem muito sofrimento. Há muito abandono. Já tivemos mais colegas participando. Hoje, o número está reduzido;, ressalta.
Atualmente, Francisca é uma das seis voluntárias que prestam serviço no local duas vezes por semana. Ela ajuda na manutenção do bazar permanente do hospital. ;Os servidores e os acompanhantes compram e doam peças para a gente vender. São itens muito baratos, mas toda a renda é revertida para os pacientes carentes;, detalha, ao brincar que os sapatos masculinos são o produto mais difícil de encontrar. ;Aqui, sempre tentamos atender com um sorriso no rosto, com uma palavra amiga. No ambiente hospitalar já é naturalmente mais difícil de circular. São situações muito desgastantes;, conta Francisca.
A assistente social Lilia Stela de Carvalho, 58, chefiou durante mais de uma década o Núcleo de Serviço Social do Hran. Ela se aposentou em 2011 e há dois anos voltou como voluntária. ;Eu tinha me comprometido com as minhas colegas que não abandonaria o setor. Descansei, passei três anos trabalhando com outras coisas e resolvi voltar. Aqui é um espaço que faz a gente se sentir bem;, avalia a servidora pública aposentada.
Como ajudar?
Local: Núcleo de Serviço Social, no ambulatório do Hran
Horário: o plantão funciona das 7h às 19h
Telefone: 3325-4333 / 3901-3065
E-mail: nsshran@gmail.com
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