Cidades

Desativado em 2013, Torre Palace é cenário de invasões e criminalidade

Fundado em 1973, o Torre Palace Hotel foi o primeiro prédio do Setor Hoteleiro Norte. Atualmente o hotel é apontado como um dos principais pontos de consumo de drogas no DF e local de acomodação de moradores de rua

postado em 01/06/2016 12:20

O Torre Palace Hotel tem 140 apartamentos distribuídos em 14 andares, construído na Quadra 4 do Setor Hoteleiro Norte, a menos de 4km do Congresso Nacional, área nobre de Brasília, e se transformou em moradia para andarilhos e usuários de drogas depois de ter sido desativado pelos donos no início de 2013. Palco de diversas tentativas mal-sucedidas de reintegração de posse, o hotel já foi condenado pela Defesa Civil, que apontou falhas graves na estrutura da construção.

[FOTO713853]

De acordo com o Movimento de Resistência Popular (MRP), cerca de 150 famílias, com 60 crianças, ocupavam do 3; ao 9; andar do prédio. Havia também usuários de drogas que se instalaram depois de retirados do Clube Primavera, em Taguatinga.

[SAIBAMAIS]Em março deste ano, a juíza Mara Silda Nunes de Almeida, da 8; Vara de Fazenda Pública, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), deferiu, em caráter liminar, ação protocolada pela Procuradoria-Geral do Distrito Federal (PGDF), por ordem do governador Rodrigo Rollemberg (PSB), contra a Torre Incorporações e Empreendimento Imobiliário Ltda., dona do Torre Palace.

Leia mais notícias em Cidades

A magistrada deu um prazo de 20 dias para que a empresa fizesse a remoção das pessoas que estavam no local, bem como o cercamento do perímetro da edificação, a retirada das telhas quebradas ou soltas e a correção do telhado para evitar infiltrações, entre outras providências necessárias em caráter de urgência.

Também em março deste ano o corpo de um homem foi encontrado pela Polícia Militar na nas dependências do Torre Palace Hotel. A vítima, de 20 anos, teria entrado junto com a namorada para usar drogas. Outra confusão envolvendo os ocupantes do Torre Palace aconteceu no início do mês de maio, quando integrantes do MRP atearam fogo em pneus e pedaços de madeira no terraço do edifício, para protestar contra a implosão do prédio.

Briga na Justiça
O Torre Palace foi fundado pelo empresário libanês Jibran El-Hadj e inaugurado em 1973, funcionou por 40 anos em um dos pontos mais valorizados da cidade. Com a morte do patriarca, em 2000, o imóvel passou à gestão dos sete herdeiros, que teriam entrado em desacordo sobre a gestão do hotel.

O prédio pode valer entre 40 e 45 milhões de reais. No início de 2014, a empresa Brookfield Incorporações iniciou negociações com os herdeiros de Jibran para comprar o espaço e erguer um novo prédio, mas a venda teria sido interrompida sem sucesso.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação