Fechado desde as 8h30 desta quarta-feira (1;/6), o Eixo Monumental deverá permanecer bloqueado durante a manhã de quinta (2/6), segundo informações da Polícia Militar do Distrito Federal. A principal via de acesso da capital do país, local onde estão os ministérios, as sedes dos governos local e federal, não poderá ser usada pelo brasiliense até segunda ordem.
Até agora, ficou definido que o trecho entre o Hotel Manhattan, no início do Setor Hoteleiro Norte (SHN) e a Torre de TV, na Via N1, permanecerão inutilizados. A opção é que os motoristas tentem desviar o percurso no acesso direto à Torre, entrando à esquerda na entrada do Parque Burle Marx, e sigam o fluxo nas seis faixas do Eixo Monumental (Veja mapa).
Desde a manhã desta quarta, a Polícia Militar bloqueia o acesso nas imediações do Torre Palace Hotel, que deveria ter sido desapropriado por ordem judicial. Há um ano, sem-tetos ocupam o local ilegamente. Após um dia de negociações, integrantes do Movimento Resistência Popular (MRP) permanecem no local.