Cidades

Fotojornalista Gervásio Baptista quebra protocolo e se encontra com Temer

Um dos maiores fotojornalistas da política brasileira foi tratado com o devido respeito: não precisou nem do exigido terno e gravata

Paulo de Tarso Lyra, Isa Stacciarini
postado em 11/06/2016 08:03

No encontro com Temer, Gervásio manteve o bom humor e perguntou sobre o

Para um dos fotógrafos mais importantes do poder em Brasília, Michel Temer (PMDB) mudou a agenda. O presidente interino abriu as portas do Palácio do Planalto para receber, em um encontro inesperado, o dono de algumas das imagens mais famosas do país: Gervásio Baptista. Prestes a completar 95 anos, o fotojornalista foi visto pelos colegas da sede do governo durante a gravação de uma entrevista para a TV Senado. Então, o fotógrafo oficial do peemedebista convidou o veterano para entrar na sala do presidente sem marcar horário. Profissionais se amontoaram na porta do gabinete na tentativa de registrar o momento. Ao lado da filha, Selma Baptista, e do amigo fotojornalista de longa data Hermínio Oliveira, Gervásio, mais uma vez, virou o assunto mais comentado do dia nos corredores do Planalto.

O momento casual e inesperado não exigiu o rígido protocolo necessário para quem entra na sede do Executivo: terno e gravata. Gervásio não precisa disso. A carreira abriu portas para o baiano natural de Salvador. ;Não sou importante. O importante sempre foi o que minha máquina fez, e o que eu via;, ressaltou. Após um dia de compromissos, às 18h de ontem, Gervásio ainda recebeu o Correio na casa de acolhimento a idosos onde vive desde que a mulher morreu, há dois anos. ;Senti o presidente seguro. Ele é um cidadão jovem que merece o seu espaço na República. Não é para agradar, mas senti ele completo, simples. Sem estufar o peito, demonstrou a chance de conseguir levar o país para onde ele deveria estar;, destacou.

O encontro de ontem começou a se desenhar há quase um mês, quando o peemedebista substituiu, interinamente, a presidente afastada Dilma Rousseff (PT) no Palácio do Planalto. Em uma conversa com o fotógrafo oficial da Presidência, Beto Barata, o secretário executivo da Secretaria de Comunicação, Francisco Mendonça, indagou: ;Por onde anda o Gervásio?;. Foi informado que ele estava em uma casa de idosos. ;A gente podia armar um encontro dele com o presidente Temer, hein?;, sugeriu Mendonça.

Coincidência

A sucessão de acontecimentos envolvendo o governo federal tumultuaram os planos e o assunto acabou em segundo plano. Ontem, quando Barata chegava ao Planalto, viu Gervásio e a filha em uma gravação de documentário para a TV Senado. ;Chico (Francisco Mendonça), você não adivinha quem está aqui na frente. O Gervásio;, avisou. Instantes depois, o secretário de Comunicação, Márcio Freitas, pediu para que Barata o levasse ao gabinete presidencial. O amigo conseguiu uma cadeira de rodas para ajudá-lo. Ao vê-la, o experiente fotojornalista não hesitou: ;Só se for para você, Risadinha;, devolveu, usando o apelido com que Beto é conhecido.

Ao chegar ao gabinete presidencial, Temer disse de pronto: ;O Gervásio, eu conheço;. Os dois emendaram uma conversa de 20 minutos. ;Presidente, me dê o telefone de seu pediatra;, brincou Gervásio. A filha Selma ficou emocionada, especialmente quando os demais fotógrafos que cobrem o Planalto foram convidados a participar do encontro. Uma bela homenagem para quem registrou momentos importantes do país. Como a do ex-presidente Juscelino Kubitschek acenando com a cartola, na inauguração de Brasília, e a última de Tancredo Neves ainda vivo.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, clique

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação