Cidades

Campanha busca fundos para cadeiras paralímpicas no Distrito Federal

Dinheiro arrecadado servirá para comprar os equipamentos adaptados e ajudar atletas brasilienses. Até agora, a iniciativa contemplou três esportistas

Nathália Cardim
postado em 13/06/2016 06:10
Ação realizada em loja do Gilberto Salomão ocorreu no fim de semana: doações feitas até 10 de julho

Com o intuito de fazer com que o esporte adaptado brasileiro ganhe novo impulso nos Jogos Paralímpicos Rio 2016, associações com objetivos sociais em Brasília se uniram para realizar e ampliar ações inclusivas e incentivar a formação de atletas paralímpicos do Distrito Federal. Uma loja de produtos naturais se uniu à Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais de Brasília (Business and Professional Woman, a BPW) a fim de arrecadar fundos para a compra de cadeiras de rodas próprias para a prática esportiva dos atletas.

De acordo com a associada da BPW Pethy Matos, três esportistas brasilienses foram contemplados com doações. ;Programamos esse evento e para ajudá-los. Parte da renda arrecadada pela loja neste dia será revertida para a compra das cadeiras. No ano passado, entregamos o equipamento para três atletas: Thiago Barbosa de Souza, Ariosvaldo Fernandes da Silva e Fabiula da Silva Pinto. Com essa nova ação (realizada no Gilberto Salomão, no Lago Sul), pretendemos presentear a tenista Natália Mayara e outros que representarão o Brasil nos jogos em 2016;, afirmou Pethy.

A presidente da BPW em Brasília, Cristina Melo, explicou que, como as cadeiras são adaptadas para cada atleta e de acordo com a deficiência dele, a associação está com pouco tempo para comprá-las. ;Queremos mobilizar as pessoas da cidade para conseguir esses equipamentos e ajudar de alguma forma quem precisa do nosso apoio. As cadeiras custam cerca de R$ 45 mil. Mesmo depois do evento, as pessoas poderão ajudar com doações em dinheiro para o Instituto de Apoio ao Especial e Mães (Idem TA);, explicou.

As arrecadações vão até 10 de julho (leia Participe). ;Além da sociedade, contamos com a colaboração e a ajuda de outras instituições e de amigos, que estão sendo solidários neste momento. A nossa proposta está sendo desempenhada para que esses atletas possam construir uma história marcante no esporte paralímpico do Brasil e sejam referência em suas modalidades;, completou Cristina.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação