Jornal Correio Braziliense

Cidades

Greve começa e Metrô-DF deve funcionar apenas nos horários de pico

Os trens circulam das 6h às 9h e das 17h às 20h30, com 12 estações abertas para embarque e desembarque e as outras 12 apenas para desembarque



Atualmente, o Metrô-DF tem 995 empregados. Para o sindicato, seriam necessárias mais 750 convocações para que o sistema possa funcionar de forma satisfatória. ;Faltam ser chamados entre 800 a 900 concursados, mas o governo prefere manter os 55 comissionados, que consomem R$ 556 mil por mês com pagamentos, de acordo com Portal da Transparência. E isso há poucas semanas de começarem as Olimpíadas, que tem Brasília como uma das sedes;, reclama Ronaldo.

Essa é a segunda greve do Metrô em menos de um ano. Em novembro de 2015, os funcionários pararam em resposta ao não pagamento do reajuste salarial de 8%, que havia sido estipulado em abril daquele ano. A não convocação de concursados também estava na pauta, mas não houve avanço. Durante o movimento, o Metrô-DF decidiu suspender o serviço de trens, alegando que não havia condições de o sistema funcionar com apenas 30% do efetivo.

Como vai funcionar
Horário de funcionamento do Metrô-DF durante a greve: de segunda a sábado, das 6h às 9h, e das 17h às 20h30.

MANHÃ
; Embarque e desembarque: Central, Galeria, Shopping, Guará, Águas Claras, Relógio, Ceilândia Sul, Ceilândia Centro, Terminal Ceilândia, Taguatinga Sul, Furnas e Terminal Samambaia.

; Apenas desembarque: 102 Sul, 108 Sul, 112 Sul, 114 Sul, Asa Sul, Feira, Arniqueiras, Concessionárias, Samambaia Sul, Centro Metropolitano, Guariroba e Ceilândia Norte.

TARDE
; Embarque e desembarque: Central, Galeria, 108 Sul, 112 Sul, Shopping, Guará, Águas Claras, Relógio, Ceilândia Centro, Terminal Ceilândia, Furnas e Terminal Samambaia.

; Apenas desembarque: 102 Sul, 114 Sul, Asa Sul, Feira, Arniqueiras, Concessionárias, Centro Metropolitano, Ceilândia Sul, Guariroba, Ceilândia Norte, Taguatinga Sul e Samambaia Sul