postado em 18/06/2016 08:13
O inverno começa na terça-feira, mas no Distrito Federal os termômetros já registram temperaturas cada vez menores. Na madrugada de ontem, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou a temperatura mais baixa do ano: 11,2;C, com uma sensação térmica aproximada de 7;C. No ano passado, a menor marca alcançou 11,8;C, registrada em agosto. Nos próximos dias, os números devem variar entre 11;C e 25;C.
De acordo com a meteorologista Ingrid Peixoto, a tendência é que as temperaturas se mantenham mais ou menos estáveis, bem como a umidade relativa do ar, que atingirá 25% nas horas mais quentes do dia. ;Teremos frio na madrugada e no fim da tarde. A umidade a 25% já é considerada um estado de atenção pela Defesa Civil;, alerta. A especialista explica que, este ano, os brasilienses terão um inverno mais rigoroso. O motivo é a saída do fenômeno El Niño, que agia sobre o Oceano Pacífico até o ano passado.
Ingrid explica que o aquecimento anormal das águas fazia com que o padrão de chuvas e ventos ficasse irregular, formando uma massa de bloqueio atmosférico quente e seca para o Centro-Oeste. Sem a ação do fenômeno, o oceano deve voltar ao padrão de clima, permitindo que temperaturas mais baixas atinjam o DF. Segundo o Instituto, o inverno começará, oficialmente, às 19h34 de 20 de junho ; horas antes da data tradicionalmente colocada como início da estação, em 21 de junho. Desde já, porém, existem registros de fortes ventos de 40km/h até 60km/h, que fazem o brasiliense ter a sensação de mais frio.
A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, .