Cidades

Explosão e incêndio em subestação da CEB seguem sem explicação

Técnicos da Companhia Energética de Brasília (CEB) ainda não identificaram as razões para a explosão e o incêndio registrados na Subestação Brasília Centro na noite de segunda-feira. Várias partes de Brasília ficaram sem luz

Luiz Calcagno
postado em 29/06/2016 07:10
A explosão no local aconteceu às 18h35: sobrecarga nos equipamentos

Ainda não se sabe os motivos da explosão e do incêndio na Subestação Brasília Centro, responsáveis pelo apagão em diversas partes do Plano Piloto na última segunda-feira. Técnicos da Companhia Energética de Brasília (CEB), no entanto, identificaram a dinâmica do incidente. Podem dizer como tudo aconteceu, mas terão de periciar um transformador de corrente do local. A peça deu início ao transtorno de ontem à noite. A empresa também precisa estimar o tamanho do prejuízo.

O complexo da empresa na Esplanada dos Ministérios conta com quatro transformadores instalados no início da década de 1980. Três deles distribuem a energia para a área central da capital e o último, para a Estação Mangueiral, que alimenta São Sebastião. Para especialistas ouvidos pelo Correio, a sobrecarga dos equipamentos seria a causa mais provável. Funcionam na região outros sete geradores.



Recoberto de cerâmica, o aparelho de corrente explodiu às 18h35. Estilhaços da peça atingiram o radiador de um dos três transformadores que distribuem eletricidade para a Esplanada dos Ministérios, provocando vazamento de óleo. Segundo o diretor de Distribuição da CEB, Mauro Martinelli, o fluido utilizado nos equipamentos é altamente inflamável e causou o incêndio de grandes proporções. A companhia enviou profissionais ao local, operado remotamente. Primeiro, os técnicos avaliaram a possibilidade de o Corpo de Bombeiros combater as chamas sem a necessidade de desligar os demais. Como isso não foi possível, às 19h18, eles derrubaram a subestação, deixando toda a região no escuro.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação