Jornal Correio Braziliense

Cidades

Governo tem até 90 dias para determinar limite máximo de carros para o Uber

Distritais aprovam o serviço por aplicativo, mas mantêm a limitação ao sistema e deixam com o Executivo local a tarefa de determinar a quantidade de concessões. A modalidade mais barata, o Uber X, também passou pela Casa



Em seguida, Celina voltou ao plenário e abriu para a votação. Às 20h20, os deputados retiraram a Emenda 65, que limitava a 1,7 veículos, e a aprovaram a Emenda 82. Essa última deixa para o Executivo local a obrigação de restringir o total de carros que circularão nas ruas do DF. Para agradar os taxistas, os parlamentares também aprovaram uma emenda que permite esses profissionais pegarem os clientes na rua. Antes, esse mecanismo era proibido na capital federal.

Responsabilidade
Para o professor de administração pública da Universidade de Brasília (UnB), José Matias-Pereira, caberia a Câmara Legislativa o papel de regulamentar o serviço de aplicativo na capital. ;A decisão dos deputados em transferir o problema para o GDF é comodidade política. Com isso, o governo fica com uma enorme responsabilidade de estabelecer os parâmetros. Diante dessa situação, o Executivo precisará de cautela ao tomar a decisão para não criar um desequilíbrio na área de transporte, que é tão sensível para a população;, avalia.

Em nota, o Uber informa que ;limites artificiais criam sistemas ineficientes. Vamos continuar o debate no DF para que a tecnologia seja usada para servir melhor as cidades;.

Com informações de Flávia Maia e Thiago Soares