Jornal Correio Braziliense

Cidades

Justiça do DF decidirá hoje o impasse entre metroviários e empresa

Constantes paralisações da categoria e de rodoviários, problemas nos ônibus e obstáculos jurídicos na licitação do sistema: os 550 mil usuários que precisam diariamente da estrutura vivem sob risco de faltas, atrasos e desconfortos



Embora o modo coletivo seja o principal mote da política de mobilidade local, os passageiros só têm reclamações. São linhas de ônibus que não cumprem horários, coletivos que não chegam a todos os endereços da cidade e falta de um sistema integrado. Fora a insegurança jurídica de um processo de licitação de ônibus que está sendo questionado na Justiça.O resultado é o uso cada vez mais constante do veículo próprio para a locomoção, gerando engarrafamentos. Embora o país passe por uma crise econômica, a frota do DF não deixou de crescer. Até mesmo as opções de transporte individual enfrentam problemas ; o serviço de táxi deixa a desejar e o Uber precisa de regulamentação.

De olho na qualidade do serviço de transporte coletivo, o Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) obrigou o GDF a entregar um plano de ação até 31 de julho. Prazo que o Executivo promete cumprir. ;O sistema atual é muito frágil. O poder público ainda não tem o controle adequado dos gastos e coloca dinheiro no escuro, sem saber como está sendo usado. Tivemos avanços importantes, mas não na intensidade e no prazo que queríamos;, finaliza Paulo César Marques, doutor em transportes e professor do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Brasília.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique